Clientes
Pesquisadora analisa o papel das pequenas cidades na constituição do Estado do Paraná
Nov 13, 2009
Poucos são os estudiosos que elegem as pequenas cidades como objeto de pesquisa. Os grandes centros urbanos são os mais trabalhados, o que dificulta o avanço teórico na compreensão da representatividade dos municípios de pequenas cidades. O trabalho da pesquisadora Ângela Maria Endlich, publicado pela Editora Unesp no livro Pensando os papeis e significados das pequenas cidades, abre caminho nesse contexto para uma análise da importância desses lugares na estrutura de uma grande rede urbana.
A autora analisa o papel político e econômico de pequenas cidades no noroeste do Paraná, buscando em seu processo histórico de formação as bases para compreender sua atual situação. Sem pender para sentimentalismos ou nostalgias, Endlich pensa esses lugares como resultado de processos sociais que marcaram seus habitantes.
Para isso, o livro trata da constituição desses espaços sociais a partir das relações econômicas estabelecidas entre o homem e o meio desde o auge da economia cafeeira, passando pelos anos de migrações para os núcleos urbanos maiores e suas consequências para o desenvolvimento das pequenas cidades. A autora preocupa-se, inclusive, em humanizar a questão, adicionando à coleta de dados numéricos entrevistas com moradores de algumas dessas localidades, de modo a demonstrar a importância que ainda representam para o homem.
Fonte abundante de informações, a obra se divide em quatro capítulos. No primeiro, a questão principal concentra-se em mostrar elementos históricos que explicam a formação da rede urbana tal como é hoje, com suas pequenas, médias e grandes cidades. Em seguida, trata-se das mudanças ocorridas nesses espaços sociais, provocadas por transformações econômicas ao longo dos anos, especialmente ao longo das décadas de 1960 a 2000, que compreendem grande parte das correntes migratórias ligadas à urbanização e à industrialização.
No entanto, é no terceiro capítulo que a análise específica das pequenas cidades paranaenses é feita, considerando suas especificidades, sua história e sua população para, por fim, traçar conclusões sobre o papel desempenhado por esse tipo de cidades no contexto atual tanto para a malha urbana de todo o estado (que pode ser estendida a uma análise nacional) quanto para as pessoas que ali habitam, combinando a objetividade dos dados apresentados com a emoção da população – gênese por excelência dos processos sociais.
Sobre a autora – Ângela Maria Endlich é graduada em Geografia e especialista em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (PR), onde trabalha como docente. Cursou mestrado e doutorado em Geografia na Faculdade de Ciência e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Presidente Prudente (SP). Durante o doutorado realizou estágio na Universidade de Barcelona.
Título: Pensando os papeis e significados das pequenas cidades
Autor: Ângela Maria Endlich
Número de páginas: 358
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 68
ISBN: 978-85-7139-914-3
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Porne | [email protected]
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom