Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 02 Pesquisa brasileira abre novas perspectivas para estudos medievalistas

Clientes

Pesquisa brasileira abre novas perspectivas para estudos medievalistas

Feb 22, 2010

Os estudos sobre a Idade Média têm se intensificado nos últimos anos no Brasil, abordando temas como história e literatura, filosofia e artes. A santidade habita o deserto – A hagiografia à luz do imaginário social, lançamento da Editora Unesp, avança por este caminho enfrentado uma das mais complexas e difíceis realidades da Antiguidade Tardia: o monasticismo e o anacoretismo na Península Ibérica.

Por meio da pesquisa da hagiografia Vita Sancti Fructuosi (A Vida de São Frutuoso de Braga), texto do século VII, Ronaldo Amaral dialoga com o universo do autor e daqueles que poderiam ter tido acesso ao texto e com o do hagiografado. A relevância histórica de Frutuoso se deve à sua presença nas redes de poder instituídas no reino visigodo e à redação de escritos, entre eles, uma regra monástica. Isidoro de Sevilha, em contraposição, representava o estilo monástico, centrando-se no desejo de regrar e padronizar a vida que, segundo ele, deveria ocorrer em comunidade.

Mas a análise de Vita Sancti Fructuosi oferece também a oportunidade de discussão dos componentes da trajetória de Frutuoso, bem como a dimensão biográfica de uma hagiografia e a interferência e interação entre os textos hagiográficos anteriores e contemporâneos. Deste modo, não apenas se reconstitui a vida de Frutuoso a partir de uma perspectiva histórica, mas também se revelam as idealizações que se projetavam sobre ele no século VII.

Abordando o período correspondente ao início do medievo, Amaral mostra que a abundância e a amplitude da documentação não são fatores determinantes para alcançar um resultado satisfatório, mas sim a forma de trabalhar o tema em questão. Como salienta Ruy de Oliveira Andrade Filho, no prefácio à edição brasileira, esta análise de Ronaldo Amaral é “extremamente inovadora e, para além de seus méritos”, A santidade habita o deserto  “é a ponta de uma linha extensa” que abre caminhos para “os historiadores da época visigótica e de analistas das hagiografias em geral”.  

Sobre o autor – Ronaldo Amaral é doutor em História Social pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis, onde desenvolveu seu pós-doutorado. Medievalista, dedica-se ao estudo do imaginário e das hagiografias cristãs, sobretudo aquelas produzidas no âmbito do monaquismo antigo. Possui diversos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Título: A santidade habita o deserto – A hagiografia à luz do imaginário social
Autora: Ronaldo Amaral
Número de páginas: 312
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-9272-3

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:
www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom