Clientes
Pesquisa brasileira abre novas perspectivas para estudos medievalistas
Feb 22, 2010
Os estudos sobre a Idade Média têm se intensificado nos últimos anos no Brasil, abordando temas como história e literatura, filosofia e artes. A santidade habita o deserto – A hagiografia à luz do imaginário social, lançamento da Editora Unesp, avança por este caminho enfrentado uma das mais complexas e difíceis realidades da Antiguidade Tardia: o monasticismo e o anacoretismo na Península Ibérica.
Por meio da pesquisa da hagiografia Vita Sancti Fructuosi (A Vida de São Frutuoso de Braga), texto do século VII, Ronaldo Amaral dialoga com o universo do autor e daqueles que poderiam ter tido acesso ao texto e com o do hagiografado. A relevância histórica de Frutuoso se deve à sua presença nas redes de poder instituídas no reino visigodo e à redação de escritos, entre eles, uma regra monástica. Isidoro de Sevilha, em contraposição, representava o estilo monástico, centrando-se no desejo de regrar e padronizar a vida que, segundo ele, deveria ocorrer em comunidade.
Mas a análise de Vita Sancti Fructuosi oferece também a oportunidade de discussão dos componentes da trajetória de Frutuoso, bem como a dimensão biográfica de uma hagiografia e a interferência e interação entre os textos hagiográficos anteriores e contemporâneos. Deste modo, não apenas se reconstitui a vida de Frutuoso a partir de uma perspectiva histórica, mas também se revelam as idealizações que se projetavam sobre ele no século VII.
Abordando o período correspondente ao início do medievo, Amaral mostra que a abundância e a amplitude da documentação não são fatores determinantes para alcançar um resultado satisfatório, mas sim a forma de trabalhar o tema em questão. Como salienta Ruy de Oliveira Andrade Filho, no prefácio à edição brasileira, esta análise de Ronaldo Amaral é “extremamente inovadora e, para além de seus méritos”, A santidade habita o deserto “é a ponta de uma linha extensa” que abre caminhos para “os historiadores da época visigótica e de analistas das hagiografias em geral”.
Sobre o autor – Ronaldo Amaral é doutor em História Social pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, câmpus de Assis, onde desenvolveu seu pós-doutorado. Medievalista, dedica-se ao estudo do imaginário e das hagiografias cristãs, sobretudo aquelas produzidas no âmbito do monaquismo antigo. Possui diversos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Título: A santidade habita o deserto – A hagiografia à luz do imaginário social
Autora: Ronaldo Amaral
Número de páginas: 312
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 45
ISBN: 978-85-7139-9272-3
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites:
www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom