Clientes
Assembleia Legislativa do RS promove debate sobre o MST e a reforma agrária no Brasil
Mar 30, 2010
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), com apoio do gabinete do deputado Dionilso Marcon, promovem no dia 5 de abril (segunda-feira) mesa-redonda e lançamento do livro Combatendo a desigualdade social: o MST e a reforma agrária no Brasil.
Elaborado por uma equipe de 19 especialistas brasileiros e estrangeiros – entre eles, cientistas políticos, sociólogos, engenheiros agrônomos, jornalistas e até um poeta – , este lançamento da Editora Unesp em parceria com o NEAD (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural) consiste em um dos documentos mais completos sobre a luta pela reforma agrária no Brasil.
Organizado pelo cientista político Miguel Carter, autor de vários textos sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o livro tem como foco o trabalho desenvolvido para “combater os padrões históricos de desigualdade no Brasil rural”. Ao longo de suas quase 600 páginas, os autores investigam os motivos que provocaram a abissal desigualdade da estrutura fundiária brasileira e as possíveis conseqüências desse flagelo social, assim como as reações populares a essa situação. O gancho para este estudo é justamente o MST, movimento que, de acordo com estimativas de Carter, conta com 1,14 milhão de membros – sendo, portanto, referência mundial no que se refere ao combate de políticas neoliberais e disparidade social.
Partiicipam da mesa-redonda Miguel Carter, cientista político e professor da School of International Service da American University, em Washington, DC; Jacques Alfonsin, coordenador da ONG Acesso e membro da Rede Nacional de Advogados Populares; Frei Sergio Gorgen, agente da CPT e assessor dos Movimentos Sociais; e Olívio Dutra, sindicalista e ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul.
O evento acontece às 19 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, na Praça Marechal Deodoro, 101, em Porto Alegre. A entrada é gratuita e haverá sessão de autógrafos no final do debate.
Sobre o organizador – Miguel Carter é professor da School of International Service da American University, em Washington, DC. Há 19 anos pesquisa os movimentos sociais do campo e a reforma agrária no Brasil. É doutor em Ciência Política pela Columbia University, em New York, com pós doutorado na University of Oxford, onde atuou como Research Fellow do Centro de Estudos Brasileiros. Nasceu em Patzcuaro, México, e cresceu no Paraguai.
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom