Clientes
Especialistas espanhóis discutem o impacto do livro digital no mercado editorial
May 26, 2010
- Federación de Grêmios de Editores de España e a Fundación Germán Sánchez Ruipérez apresentam pesquisa sobre livro digital
- Discussão abrange canais de distribuição, vendas e política de preços, bem como normalização de metadados digitais
- Personalidades do mundo editorial e universitário brasileiro participam do debate
- Evento acontece durante a XXIII Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, entre 7 e 10 de junho, na sede da Fundação Editora da Unesp, em São Paulo
- Mais informações e inscrições via site www.editoraunesp.com.br/abeu2010
O ano de 2010 se apresenta ao mundo editorial brasileiro como um marco das primeiras discussões sistemáticas sobre o futuro do livro digital. Várias reuniões já aconteceram, mas não esgotaram o assunto. Para incrementar o debate, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) promove, durante sua reunião anual, mais uma rodada para troca de experiências, ao trazer ao Brasil duas relevantes instituições de fomento e de análise do mercado editorial espanhol: a Federación de Grêmios de Editores de España e a Fundación Germán Sánchez Ruipérez que acabam de realizar estudo sobre o impacto do livro digital no mundo editorial hispânico.
O encontro, que acontece de 7 a 10 de junho, na sede da Fundação Editora da Unesp, recebe na manhã do dia 9 de junho Antonio Maria Ávila Alvarez, diretor executivo da Federación de Grêmios de Editores de España, e Inés Miret, diretora de Neturity (Madrid), para apresentar o projeto espanhol Enclave, sobre a integração da obra com direitos em bibliotecas digitais, abrangendo questões como canais de distribuição, vendas e políticas de preços. Eles também vão mostrar o Programa Dilve, uma plataforma de normalização de metadados digitais.
Para debater com os espanhóis, o evento conta com “importantes personalidades do mundo editorial brasileiro”, explica Flávia Garcia Rosa, presidenta da Abeu. “O objetivo, ao comparar situações nacionais e analisá-las no contexto do mundo editorial globalizado de hoje, é avançar na compreensão do desafio, agora imediato, do livro digital e seu impacto na indústria editorial”, complementa José Castilho Marques Neto, diretor presidente da Fundação Editora da Unesp, anfitriã do encontro.
Do lado brasileiro, estarão presentes personalidades do mercado editorial e universitário como Rosely Boschini (presidenta da CBL), Jézio Hernani Bomfim Gutierre (editor executivo da Editora Unesp), Vitor Tavares da Silva Filho (presidente da Associação Nacional de Livrarias – ANL), Valter Kuchenbecker (vice-reitor da Ulbra), Alfredo Weizsflog (diretor da Cia. Melhoramentos), Frederico Soares Indiani (Livrarias Saraiva), Mario Cesar de Camargo (Gráfica Bandeirantes-Abigraf), Sheila Diab Maluf (Edufal) e Galeno Amorim (Observatório do Livro e da Leitura).
No período da tarde, as atenções se voltam para o livro digital no Brasil e o impacto na Universidade, e terá as intervenções de Pablo Ortellado (USP/GPOPAI), Marilza Rudge (pró-reitora de Pós-Graduação da Unesp), Juan Felipe Córdoba Restrepo (presidente da Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe – Eulac), Rafael da Silva Oliveira (Editora UFRR) e Hubert Alquéres (presidente da Imprensa Oficial/SP).
As inscrições para participação na XXIII Reunião Anual da Abeu devem ser feitas diretamente pelo site www.editoraunesp.com.br/abeu2010, onde estão disponíveis informações detalhadas sobre o evento.
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom