Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 05 Obra clássica da Sociologia do Conhecimento explica a ciência a partir dos fatores sociais de sua produção

Clientes

Obra clássica da Sociologia do Conhecimento explica a ciência a partir dos fatores sociais de sua produção

May 19, 2010

Na década de 70, um trabalho ousado e polêmico dividiu filósofos, sociólogos e historiadores da ciência ao demonstrar que a Sociologia poderia investigar e explicar o conteúdo e a natureza do conhecimento. Estremecendo o terreno da epistemologia, David Bloor estabeleceu uma nova maneira de pensar a natureza da atividade científica em Conhecimento e imaginário social, leitura obrigatória que é agora lançada em português pela Editora Unesp.

Como já destacou Robert J. Richards, da Universidade de Chicago, hoje, “qualquer livro publicado em História ou Filosofia da Ciência” tem que levar em consideração a obra de Bloor. Desenvolvido a partir de um trabalho empírico e com bases em estudos aprofundados sobre questões sociais e científicas, é exposto aqui como até mesmo a Física e a Matemática são tão dependentes de fatores sociais quanto de suas estruturas lógicas e dos próprios fenômenos da natureza que estas disciplinas estudam.

Os estudos de caso apresentados em Conhecimento e imaginário social dissipam a aura de universalidade absoluta atribuída ao conhecimento científico. E a análise de Bloor traz a ciência para o âmbito de um “escrutínio cabalmente sociológico”, construindo uma oposição consistente ao positivismo. O “programa forte” da Sociologia do Conhecimento, aqui desenvolvido, é ancorado em quatro princípios: causalidade, imparcialidade, simetria e reflexividade. Estes valores significam que a abordagem deverá se interessar pelas condições que ocasionam os estados de conhecimento; ser imparcial em relações a dicotomias como racionalidade e irracionalidade; considerar que os mesmos tipos de causa deverão explicar crenças verdadeiras e falsas; e seus padrões de investigação terão que ser aplicáveis à própria Sociologia.

Deste modo, investigando as correlações entre conhecimento científico e o processo social que o endossa, Bloor acabou por criar um clássico para os estudos sobre a ciência. E estabelece, para a Sociologia, as mesmas fundações e pressupostos que as demais ciências. Ao texto desta edição é acrescentado um posfácio em que Bloor responde às acaloradas críticas que seu polêmico livro suscitou.

Sobre o autor – David Bloor é um dos fundadores do “programa forte” na Unidade de Estudos sobre a Ciência da Universidade de Edimburgo. É autor de Wittgenstein: A Social Theory of Knowledge (1963) e Wittgenstein: Rules and Institutions (1997).

Título: Conhecimento e imaginário social
Autor: David Bloor
Número de páginas: 300
Formato: 14 x 21
Preço: R$ 46
ISBN: 978-85-7139-979-2

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão| [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom