Clientes
As mudanças da inserção do Brasil no mundo dos anos 90 aos dias de hoje
Jun 23, 2010
Em meados dos anos 90, o discurso de um planeta unificado pelas forças do mercado empolgava e conhecia seu auge, mas uma série de crises econômicas e mudanças geopolíticas decretam a morte de projetos como a ALCA. Os textos de Sebastião Carlos Velasco e Cruz reunidos em O Brasil no mundo: ensaios de análise política e prospectiva relembram este percurso e provocam uma ampla reflexão sobre a nossa época e o lugar do Brasil no mundo.
Diversificados e escritos em momentos diferentes, os ensaios formam um amplo panorama conceitual, mantendo uma relação constitutiva com o tempo histórico vivido. Esses trabalhos nascem da ideia de que não podemos deixar de lado os primeiros julgamentos sobre os processos pelos quais passamos, pois assim não poderíamos responder aos problemas práticos por eles propostos. E Velasco e Cruz também analisa as mudanças ocasionadas pelas transformações ocorridas na economia e na política brasileira, observadas nos padrões históricos de relacionamento entre empresários industriais e trabalhadores na grande crise enfrentada pelo país na década passada.
Em um caminho de múltiplas dimensões, são apresentadas as relações comerciais e de segurança do Brasil com os Estados Unidos e na área de livre comércio e se debate questões como a globalização, a transição pós-Guerra Fria do sistema internacional e o papel do Estado. Também se avalia a posição do Brasil no cenário mundial, passando por diferentes situações, desde a sua independência até o governo Lula. Como coloca o professor e coordenador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais, Luis Fernando Ayerbe, O Brasil no mundo mantém “o leitor ciente das preocupações do autor no momento da elaboração” e, ao mesmo tempo, estabelece o “elo como uma reflexão que é estrutural e permanente na obra de Sebastião Velasco e Cruz, além de muito oportuna aos dias que vivemos”.
Sobre o autor - Sebastião Carlos Velasco e Cruz é professor titular do departamento de Ciência Política da Unicamp e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Coordenador de Pesquisa do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos (Ineu) e presidente do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec), é autor de inúmeros trabalhos, entre livros e artigos, sobre economia e política no Brasil contemporâneo e relações internacionais.
Título: O Brasil no mundo: ensaios de análise política e prospectiva
Autor: Sebastião Carlos Velasco e Cruz
Número de Páginas: 175
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 36
ISBN: 978-85-393-0005-1
Coleção: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Mayara Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom