Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 08 Análise da poética de Rimbaud aponta o estilo descontínuo do escritor

Clientes

Análise da poética de Rimbaud aponta o estilo descontínuo do escritor

Aug 30, 2010

Em Uma parada selvagem, lançamento da Editora Unesp, Adalberto Luis Vicente aproxima o leitor de um universo surreal, possibilitando um encontro vivo com Arthur Rimbaud. Por meio desta obra, a escritura rimbaudiana pode ser sentida como uma mistura de diferentes sensações, entre alegrias e surpresas, aceitando o desafio lançado pelo poeta francês em Parade, um dos poemas das Iluminações: “Somente eu tenho a chave dessa parada selvagem”.

Como escreve Alexandre Bonafim, “tão intimamente sentimos Rimbaud na lúcida escrita de Adalberto, que o poeta ganha amplitude, torna-se maior em nossa paisagem de leituras”. Já Glória Carneiro do Amaral chama atenção, no prefácio a esta obra, que ela nos mostra “a modernidade de Rimbaud construída passo a passo”, apontando os momentos mais importante da biografia, porém “sem fazer concessões a sensacionalismos e ligando-a, ao mesmo tempo, à elaboração de sua poesia”.

Adalberto Vicente apresenta de forma direta a trajetória existencial e poética do francês e estabelece uma relação entre sua vida e obra. São apontados os momentos de maior importância da biografia de Rimbaud, porém sem fazer concessões a sensacionalismos, ao mesmo tempo, estabelecendo uma ligação desta com o processo de elaboração de sua poesia. Inicialmente são apresentados poemas que exaltam o contato com a verdadeira vida, sendo marcados pelo sentimento de liberdade e idealismo infantil que transparecem um sentimento de plenitude. Ao falar sobre essa poesia inicial, o autor aponta também a base para a construção das ideias futuras de Rimbaud constituintes da poética Iluminações.

Uma parada selvagem se torna assim um convite para que os leitores e admiradores de poesia entrem no universo poético de Arthur Rimbaud e possam apreciar melhor o poeta que, segundo Mallarmé, foi “um passante considerável” e “um meteoro incendiado sem outro motivo a não ser sua presença”, mas que também soube, como lembra Antonin Artaud, “encontrar a vida secreta da poesia”.

Sobre o autor – Adalberto Luis Vicente possui graduação em Letras (1986), mestrado em Estudos Literários (1992), ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e doutorado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Araraquara. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, poesia francesa e brasileira, vanguardas, literatura comparada, teoria dos gêneros literários, tradução francesa.

Título: Uma parada selvagem – Para ler as Iluminações de Rimbaud
Autor: Adalberto Luis Vicente
Número de páginas: 121
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 24
ISBN: 978-85-393-0007-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Heloisa Pereira | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom