Clientes
Os significados sociais, políticos e culturais de uma revolução derrotada, a da esquerda brasileira dos anos 60
Jul 26, 2010
O Fantasma da Revolução Brasileira desvenda os significados e as raízes sociais da luta dos grupos de esquerda, especialmente os armados, entre 1964 e 1974. Com base em 35 entrevistas exclusivas com ex-militantes e em quadros estatísticos, construídos a partir do levantamento do Projeto Brasil: Nunca Mais, Marcelo Ridenti mapeia as esquerdas e procura acertar as contas com o fantasma de uma revolução derrotada. Indo além da política, mostra como essa derrota repercutiu na matriz cultural brasileira, na canção, no teatro, no cinema e na literatura.
A análise não se restringe às organizações que se nomeavam “de vanguarda” nem julga suas ações e protagonistas, mas procura compreendê-las no movimento mais amplo e contraditório de toda a sociedade brasileira. Destaca no âmbito social a participação da intelectualidade brasileira, do movimento estudantil, das mulheres, dos operários, camponeses e militares no projeto revolucionário. Desta maneira, dissipando a imensa bruma que encobre o significado histórico, social e político da luta das esquerdas armadas, descobre-se como o período ditatorial “feriu de morte o florescimento cultural e político” do Brasil.
O livro mostra ainda a rápida e progressiva perda de enraizamento social dos grupos armados, tanto pela sua ação como pelos atos repressivos e ideológicos da ditadura, na situação econômica do “milagre brasileiro”. Isoladas socialmente, as organizações armadas entraram numa dinâmica ambígua, de sobrevivência e de autodestruição, tornando-se marginais ao movimento da sociedade. Encerrava-se o ciclo das vanguardas na história da esquerda brasileira.
O livro traz também uma ampla resenha bibliográfica comentada do que já se publicou sobre o tema até 2010.
Sobre o autor – Marcelo Ridenti é professor titular de Sociologia no IFCH da Unicamp. Foi professor da Unesp, campus de Araraquara (1990-1998), e da UEL (1983-1990). É autor e organizador de vários livros, como Brasilidade revolucionária – um século de cultura e política (Editora Unesp, 2010) História do marxismo no Brasil, v. 5 e 6 (organizado em parceria com Daniel Aarão Reis, Editora da Unicamp, 2002; 2007), Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV (Record, 2000).
Título: O Fantasma da Revolução Brasileira
Autor: Marcelo Ridenti
Número de páginas: 324
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-393-0003-7
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Bianka Saccoman | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br |www.twitter.com/pluricom