Clientes
Música popular é fonte de reflexão sobre a contemporaneidade no livro ‘Cidade Cantada’
Sep 20, 2010
A cidade de São Paulo presente nas canções de Tom Zé e no rap do Racionais MC’s produz uma miscelânea de referências, diferenças e variedades – o que, para a pesquisadora Julia Pinheiro Andrade, abre caminho a reflexões sobre os tempos e as formas de sociabilidade nas cidades contemporâneas. “Os músicos elaboram suas experiências na metrópole explorando a canção como forma narrativa”, destaca a autora de Cidade Cantada: educação e experiência estética, livro recém lançado pela Editora Unesp.
Julia propõe a escuta analítica de canções como formação, ou seja, como forma de ver, sentir e confrontar as estruturas da cultura e da sociedade. Arte e educação se entrelaçam nesse estudo em que a exploração do imaginário da música popular nas escolas representa um caminho para compatibilizar as exigências do modelo educacional tradicional e mutabilidade das sugestões, apelos, pressões e expectativas de vida da juventude que habita as grandes cidades de hoje.
Os recursos de linguagem presentes nas canções analisadas em Cidade Cantada articulam, segundo Julia, performances musicais. Representam a organização sensível de uma ambiência urbana única. “Para escutá-las, a percepção conecta afetividade e pensamento, tornado-nos capazes de enxergar relações sociais opacas e, assim, organizar pontos de vista que evidenciam, a um só tempo, contradições emocionais e socioespaciais”, sublinha. As canções cristalizam momentos do desenvolvimento da cidade; o objetivo dessa obra é inscrever a experiência estética dessas canções como experiência de formação cultural.
Sobre a autora – Julia Pinheiro Andrade possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Educação pela mesma universidade. Tem experiência na área, com ênfase em ensino de geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: valores públicos, formação continuada de professores, meio ambiente, teorias de ensino-aprendizagem, cultura e educação. É coordenadora pedagógica do Programa MAPA de Educação e Meio Ambiente pela Geodinâmica Editora/VistaDivina e assessora da Escola Castanheiras.
Título: Cidade Cantada: educação e experiência estética
Autor: Julia Pinheiro Andrade
Número de páginas: 276
Formato:14 x 21 cm
Preço: R$ 42,00
ISBN: 978-85-393-0018-1
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom