Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2009 12 Do otimismo à desilusão: clássico do pensamento econômico discute as transformações econômicas no Brasil

Clientes

Do otimismo à desilusão: clássico do pensamento econômico discute as transformações econômicas no Brasil

Dec 07, 2009

Entre 1950 e 1979 reverberava no Brasil o sentimento de proximidade com as nações modernas. Analisando essas transformações econômicas e as mutações na sociabilidade, manifestas na vida cotidiana brasileira, João Manuel Cardoso de Mello e Fernando Novais escreveram Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. Clássico do pensamento econômico que acaba de ser relançado em edição especial assinada pela Editora Unesp e Edições Facamp.

De 1945 e 1964, o Brasil atravessou momentos decisivos do processo de industrialização com a instalação e a consolidação de setores tecnologicamente mais avançados, especialmente aço e petróleo. Na década de 1950, a junção entre a incorporação das conquistas materiais do capitalismo com a persistência dos traços de caráter que nos singularizavam como povo (cordialidade, criatividade e tolerância) era vista como o nascimento de uma nova civilização nos trópicos.

Nesse processo, temos a brusca inflexão do “modelo” econômico, social e político de desenvolvimento, resultado do golpe militar brasileiro em 1964. A partir dos anos 80, conhecida com a década perdida, enfrentamos o processo inverso, repleto de dúvidas quanto às possibilidades de construir uma sociedade efetivamente moderna. Uma nova realidade se impõe, classificada pelos autores como a “consolidação de expressões limítrofes” (estagnação econômica, superinflação, desemprego, violência, escalada das drogas etc).

Capitalismo tardio e sociabilidade moderna mostra mais do que o simples percurso entre o otimismo e a desilusão. Abarca as conexões e a diversidade de ritmo nas várias esferas da realidade em movimento, apontando novas tendências de consumo, os reflexos das mudanças de uma sociedade que se tornou predominantemente urbana, a estrutura de classes e a mobilidade social, o capitalismo e seus princípios modernos, o crescimento das desigualdades relativas à renda e riqueza, o autoritarismo e a massificação sócio-cultural e a globalização e o neoliberalismo brasileiro.

Sobre os autores – João Manuel Cardoso de Mello é economista e fundador da Facamp. Graduou-se em Direito e ainda como estudante iniciou o curso de Ciências Sociais na USP. Fernando Novais é formado em História pela Faculdade de Filosofia da USP. Trabalhou no Instituto de Economia da Unicamp e lecionou na Universidade do Texas por duas vezes. Foi o organizador geral da coleção História da vida privada no Brasil, de 1997, que reuniu trabalhos dos mais renomados historiadores contemporâneos do país.

Título: Capitalismo tardio e sociabilidade moderna
Autores: João Manuel Cardoso de Mello e Fernando Novais
Número de páginas: 112
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-7139-962-4

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom