Clientes
Acadêmicos debatem as heranças culturais dos movimentos de esquerda
Oct 14, 2010
A obra Brasilididade revolucionária: cem anos de cultura e política, de autoria do sociólogo Marcelo Ridenti, será o centro do debate promovido pelo Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem), em São Paulo, no dia 18 de outubro, segunda-feira, às 18h30. Participam da mesa-redonda a cientista política Márcia Tosta Dias (Unifesp), os sociólogos Renato Ortiz (Unicamp) e Celso Frederico (USP), além do próprio Ridenti, que se dedica a estudar os movimentos políticos e culturais de esquerda no Brasil.
Brasilidade revolucionária, recém lançado pela Editora Unesp, discute como se constituiu e, posteriormente, se esvaiu, o que já se chamou de relativa hegemonia cultural de esquerda. Começa pela abordagem da militância intelectualizada de Everardo Dias durante a República Velha, passa pela atuação de artistas e intelectuais comunistas no auge da Guerra Fria, até chegar ao período da ditadura militar, seguido da retomada democrática. Ao longo da obra, Ridenti traça um panorama de ideias e movimentos artísticos e políticos que expressavam a necessidade de conhecer o Brasil e seu povo no caminho da revolução brasileira.
O autor destaca a herança dos anos rebeldes, analisa especialmente músicas, filmes e a biografia de artistas e intelectuais, a fim de contar parte da história recente. O livro termina com a análise da acolhida da obra de Marshall Berman pelo público e pelo mercado brasileiro. Ela serve como fio condutor para pensar o entrelaçamento entre o campo intelectual e a indústria cultural, bem como as relações entre o mercado e o pensamento de esquerda, destacando-se o papel dos intelectuais na redemocratização.
As inscrições para o debate são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] (tratar com Sandra Santos).
Debate sobre o livro Brasilidade revolucionária: cem anos de cultura e política
Data: 18/10/2010 (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Cedem/Unesp – Centro de Documentação e Memória. Praça da Sé, 108 – 1° andar (esquina c/ a Rua Benjamin Constant e próximo ao Metrô Sé).
Telefone para contato: (11) 3105-9903
Inscrições: [email protected].
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom