Clientes
Estudo revela o poder do discurso publicitário no sucesso da Coca-Cola
Oct 01, 2010
Além de oferece ao leitor uma reflexão sobre os discursos veiculados em diferentes mídias, o livro O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola, lançamento do selo Cultura Acadêmica, resgata o percurso dos gêneros publicitários. A partir de análises das propagandas da Coca-Cola e de seus contradiscursos (antiamericanos, anticapitalistas, antiglobalização, da natureza e da saúde), a linguista Ana Lúcia Furquim Campos Toscano acompanha todo o trajeto da linguagem midiática, desde a inserção de seus anúncios na televisão, o emprego de efeitos especiais, a introdução dos recursos da informática e da interconexão com outras mídias, em especial, com a internet.
Com isso, reflete como as relações comunicativas encurtaram as fronteiras espaço-temporais, gerando transformações culturais que, com o auxílio de máquinas que substituem a força, os sentidos e o cérebro humano, criaram novas formas de representação do mundo e de relações sociais. Uma pluralidade de signos, de valores sociais e de cultura que, como mostra Ana Lúcia, provocam a imersão do homem em uma ampla variedade de formas comunicativas e nos mais diversos discursos. E estes, inseridos no contexto da globalização, muitas vezes privilegiam a pluralidade cultural.
Para o estudo são utilizadas as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo, além da contribuição de outros estudiosos da linguagem e do discurso, bem como realizada ampla pesquisa do contexto histórico no qual a Coca-Cola se desenvolveu. Dividido em quatro capítulos, a autora faz um apanhado sobre os discursos, em especial, o publicitário; a evolução da mídia e o seu contexto sócio-histórico-cultural; o percurso dos gêneros publicitários e a linguagem sincrética dos anúncios impressos e televisivos da Coca-Cola; e uma conclusão sobre a identidade construída por essa marca não só no mercado, como na vida das pessoas.
Sobre a autora – Ana Lúcia Furquim Campos Toscano possui graduação em Letras pela Universidade de Franca (1988), mestrado (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de Araraquara. Atualmente é chefe de departamento do curso de Letras e professora titular do Uni-Facef Centro Universitário de Franca e professora do curso de Letras da Universidade de Franca. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, propaganda, cronótopo, dialogismo e gênero do discurso.
Título: O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola
Autora: Ana Lúcia Furquim Campos Toscano
Número de páginas: 260
ISBN: 978-85-7983-011-2
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Linguística e Língua Portuguesa
Os livros da Coleção PROPG-Digital são resultado de pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Unesp e estão disponíveis para download gratuito no site: www.culturaacademica.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom