Clientes
Olgária Matos retoma conceitos de Walter Benjamin para entender os reflexos do consumismo no homem moderno
Oct 06, 2010
Walter Benjamin, referência nos estudos de comunicação e crítico da filosofia do progresso, é o objeto de estudo de Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo. Neste lançamento da Editora Unesp, Olgária Matos analisa textos do filósofo judeu-alemão desde a Origem do drama barroco alemão às Passagens com o intuito de evidenciar, sobretudo, os impactos sociais decorrentes da transição do capitalismo de produção para o capitalismo focado no consumo – processo que, na visão de Benjamin, consiste na "essência da modernidade”.
Ao mergulhar no pensamento de um dos mais brilhantes teóricos da vertente marxista, Olgária tensiona conceitos e discute a relação entre tempo, trabalho e comportamento humano. A autora investiga o processo de universalização do fetichismo, conceito desenvolvido por Karl Marx que ganhou dimensões macroscópicas nos estudos de Benjamin ao ser relacionado com economia e política, e enfatiza as transformações da relação do homem com o tempo. Para ela, a questão não é mais o tempo da jornada industrial ou a repetição mecânica de funções fabris, mas sim a necessidade que o homem moderno, infantilizado pelo consumo e pelo prazer efêmero, sente de esbanjar o presente, de “passar o tempo”.
A obra está dividida em três eixos temáticos. O primeiro, Modernidade e fetiche: o estado de exceção, discute as conexões entre fetichismo e política. Racionalidade científica e as razões do mercado, segmento mais ácido da obra, esmiúça temas como privatização de conhecimento, canonização de mercadoria e o reflexo da polimerização entre as esferas da política e da economia nas relações sociais. Por fim, Modernidade e fetiche: experiências do tempo reúne textos sobre a relação paradoxal entre tempo e trabalho, os valores agregados a produtos de luxo e a tepidez provocada pelo consumo vazio. Os ensaios de Olgária Matos têm como mérito retomar e atualizar conceitos como o fetichismo da mercadoria e o sex-appeal do inorgânico. Além de fundamental para um melhor entendimento da produção intelectual de Walter Benjamin, Benjaminianas propõe novas discussões acerca de temas complexos que configuram o modo de ser do capitalismo contemporâneo.
Sobre a autora – Olgária Chain Féres Matos é professora aposentada do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sua tese de doutorado Os arcanos do inteiramente outro ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1990. Publicou diversas obras, entre as quais A Escola de Frankfurt – sombras e luzes do iluminismo (Moderna) e Discretas esperanças: reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo (Nova Alexandria).
Título: Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo
Autora: Olgária Chain Féres Matos
Número de páginas: 302
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-7139-996-9
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom