Clientes
Sátira aos clichês da ópera italiana publicada em 1720 ganha tradução em português
Oct 20, 2010
Há pouco mais de 300 anos, a moda na Europa era a ópera – especialmente a italiana. Teatros e companhias daquele país circulavam por todo o velho continente, organizando-se em um complexo sistema de produção e cooperação entre cenógrafos, dramaturgos, coreógrafos, músicos e outros profissionais, entre o final do século XVII e início do XVIII. É exatamente esse sistema de produção, com suas repetições, vícios e lugares-comuns, que Benedetto Marcello satiriza em Il teatro alla moda, panfleto publicado em 1720, lançado agora em português pela Editora Unesp, na Coleção Pequenos Frascos.
O texto se desenvolve a partir de uma série de recomendações “aos personagens” que desejam ingressar no universo do teatro musical, com um importante detalhe: o escritor dita as regras ao contrário. Todos os profissionais envolvidos na produção operística recebem atenção de Marcello, do compositor ao marceneiro e da cantora ao gerente do café do teatro, dando ao leitor um retrato irônico do universo operístico.
A presente publicação é, provavelmente, a primeira tradução para a língua portuguesa desse extraordinário sucesso editorial: Il teatro alla moda nunca esteve fora de impressão desde seu surgimento, e foi traduzido diversas vezes para o alemão e para o francês. Impresso como um panfleto de 64 páginas, sem nenhum luxo de editoração, Il teatro alla moda era provavelmente vendido nas ruas de Veneza por alguns trocados. A adaptação brasileira, assinada por Ligiana Costa, prima por dar clareza ao texto sem perder os duplos sentidos e referências literárias.
Sobre o autor – Benedetto Marcello (Veneza, 1686 - Brescia, 1739), filho de patrícios venezianos, seguiu a carreira de magistrado, dedicando-se ao mesmo tempo aos estudos musicais. Desenvolveu uma obra musical de certa importância estilística e histórica. A coleção de salmos e de cantatas compostas por Marcello é um ponto de referência da música italiana em todo o barroco europeu e deu ao compositor o título de “príncipe da música sacra”. Paralela à produção musical, Marcello desenvolveu uma curiosa produção literária-satírica – a mais importante dentre elas é sem dúvida Il teatro alla moda. Marcello possuía um interesse especial pelos cantores e cantoras e, imbuído de um espírito irônico, compôs também a carta-cantata Carissima figlia (1718) e os madrigais para os castrati (1715), nos quais chega a indagar se estes poderiam ou não ir para o paraíso.
Coleção Pequenos Frascos – Obras de agradável leitura em edições de bolso cuidadosamente editadas. Já foram lançados os seguintes títulos da coleção: Como escolher amantes e outros escritos, de Benjamin Franklin; Diálogo no inferno entre Maquiavel e Montesquieu, de Maurice Joly; O filósofo autodidata, de Ibn Tufayl; Reflexões e máximas, de Vauvenargues (Luc de Clapier, Marquês de), Modesta proposta, de Jonathan Swift; Textos autobiográficos e outros escritos, de Jean-jacques Rosseau, e Escritos sobre ciência e religião, de Thomas Henry Huxley.
Título: O teatro à moda
Autor: Benedetto Marcello
Tradutor: Ligiana Costa
Número de páginas: 149
Formato: 12 x 18 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-393-0047-1
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom