Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 10 Textos clássicos e escritos raros do filósofo George Berkeley dividem espaço em lançamento da Editora Unesp

Clientes

Textos clássicos e escritos raros do filósofo George Berkeley dividem espaço em lançamento da Editora Unesp

Oct 13, 2010

Lançamento da Editora Unesp, Obras filosóficas reúne textos clássicos de George Berkeley, além de oferecer ao leitor notas referentes ao período em que o pensador ainda esboçava suas teorias sobre imaterialismo – as quais garantiram sua notoriedade no campo da filosofia.

A despeito de seu pensamento ter fortes vínculos com a religião (sendo, por isso, severamente criticado por teóricos da época), Berkeley não se restringe a essa esfera de conhecimento, uma vez que construiu uma corrente de ideias abrangente. O filósofo perpassa tanto questões referentes à epistemologia e à metafísica quanto aquelas que englobam ciências como matemática, economia, política e medicina. De acordo com Jaimir Conte, tradutor da obra, isso tudo somado à perfeição lógica dos argumentos faz com que a produção intelectual do pensador irlandês continue relevante nas discussões filosóficas atuais.

O livro compila ensaios produzidos por George Berkeley entre 1706 e 1730.  Em Tratado sobre os princípios do conhecimento humano e Três diálogos entre Hylas e Philonous, textos considerados a apoteose da filosofia berkeleyana, o autor investiga, segundo suas próprias palavras, as “causas dos erros e das dificuldades nas ciências e os fundamentos do ceticismo, o ateísmo e da irreligião”. Embora os artigos empreguem estratégias retóricas distintas, o objetivo principal de ambos é o mesmo: defender que as coisas físicas nada mais são do que produtos de ideias e, a partir dessa premissa, provar – mesmo que indiretamente – a existência de Deus.

Completam a obra Sobre o movimento, tratado que discute os conceitos de espaço e tempo, o capítulo Correspondência com Johnson, que reúne cartas de Berkeley para seu discípulo, o escritor inglês Samuel Johnson, e, por fim, Comentários filosóficos, que traz documentos referentes ao período no qual o filósofo desenvolveu os baldrames de sua teoria idealista, uma resposta ao ceticismo de Descartes, Newton, Locke, Hobbes e outros pensadores da época. Trata-se de um material raro, fruto de dois cadernos de notas que Berkeley nunca teve a intenção de publicar, que revela as origens de uma tradição filosófica que até hoje fascina estudiosos por sua solidez e originalidade. 

Sobre o autor – Filósofo empirista, teólogo e bispo anglicano, o irlandês George Berkeley (1685-1753) ficou conhecido, sobretudo, por defender o imaterialismo baseado no princípio de que “ser é ser percebido”. Entre suas obras, destacam-se Ensaio de uma teoria nova da visão (1709), Três diálogos entre Hylas e Philonous (1713), O Alcipron (1732), Teoria da visão (1733), O analista (1734) e O questionador (1734-1737).

Título: Obras filosóficas
Autor: George Berkeley
Tradutor: Jaimir Conte
Número de páginas: 540
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 62,00
ISBN: 978-85-393-0036-5

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloísa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 |[email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom