Clientes
Três livros da Editora Unesp recebem Prêmio Jabuti
Oct 01, 2010
Os anos de chumbo, de Frederico Mazzucchelli, A luta pela anistia, organizado por Haike Kleber da Silva, e Brasil arcaico, Escola Nova, de Carlos Monarcha, publicações da Editora Unesp, foram contemplados com segundos e terceiro lugares do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Agora, os três títulos concorrem ao Livro do Ano na categoria Não-Ficção, escolhido pelo voto dos associados da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e de outras associações relacionadas ao mercado editorial, e ao prêmio do Voto Popular, votação na qual o público pode escolher seus livros favoritos no site www.premiojabuti.com.br entre os dias 5 e 31 de outubro.
Em Os anos de chumbo: economia e política internacional no entreguerras, lançamento da Editora Unesp e Edições Facamp condecorado na categoria Economia, Administração e Negócios, Mazzucchelli reúne dez ensaios sobre a economia e a política internacional desde a hegemonia inglesa no século XIX até a II Guerra Mundial. O autor examina a emergência dos EUA como nação líder, o crescimento do comunismo no plano internacional, a incorporação das massas ao cenário político e os desencontros do Tratado de Versailles.
Publicado em coedição da Editora Unesp, Arquivo do Estado e Imprensa Oficial de São Paulo, A luta pela anistia traz, além de trabalhos escritos por acadêmicos e personagens que participaram do movimento pela anistia no Brasil, uma vasta coleção de documentos. São 21 textos que discutem a história política recente do nosso país, os direitos humanos, sua violação e a impunidade que marcou o período em que a ditadura militar esteve instalada no país. A organizadora Haike R. Kleber da Silva é diretora do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A luta pela anistia foi premiado na categoria Ciências Humanas.
Brasil arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930, de Carlos Monarcha, contemplado na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise, reflete sobre as tensões sociais, impulsos industriais e a efervescência das ideias modernistas nas primeiras décadas do século XX – época na qual surgiu um forte movimento de renovação do ensino denominado Escola Nova no campo da educação. A publicação da Editora Unesp esclarece o contexto no qual o conceito de Escola Nova toma consistência e promove a transição do conhecimento teórico para a ação transformadora, movido pela vontade de trazer o mesmo progresso que é visto na técnica e na ciência para a vida comum. Monarcha é professor livre-docente na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O anúncio dos vencedores nas 21 categorias do Prêmio Jabuti aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º de outubro), na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo. A entrega dos troféus e revelação do Livro do Ano será no dia 4 de novembro, na Sala São Paulo. A lista completa dos ganhadores está disponível em: http://cbl.org.br/jabuti/telas/resultado/resultado_categoria.aspx?f=2
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Diego Pontes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom