Clientes
Pesquisador da American University faz conferências no Rio de Janeiro sobre a luta pela reforma agrária
Nov 18, 2010
Abertos ao público, os encontros acontecem na próxima semana, nos campus Seropédica e Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) recebe, nos dias 25 e 26 de novembro, o professor da School of International Service da American University (Washington, DC – Estados Unidos) e pesquisador sobre movimentos sociais do campo no Brasil, Miguel Carter, para conferência sobre a luta pela reforma agrária e lançamento da segunda edição do livro Combatendo a desigualdade social – o MST e a reforma agrária no Brasil, publicado pela Editora Unesp e pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD).
No dia 25, o polêmico tema é debatido por Miguel Carter, pelo representante do MST João Paulo Rodrigues e pelo advogado Miguel Baldez, no Auditório Paulo Freire, Campus Seropédica, às 16h. O mediador é o professor da UFRRJ César Augusto Da Ros. No dia seguinte, reúnem-se no Instituto Multidisciplinar, no Campus Nova Iguaçu, Carter, João Paulo Rodrigues e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Paulo Alentejano, também às 16h. Nesta data contam com a mediação do professor da UFRRJ João Márcio Mendes Pereira.
Um dos documentos mais completos sobre a luta pela reforma agrária em território nacional, o livro Combatendo a desigualdade social – o MST e a reforma agrária no Brasil, organizado por Miguel Carter, é uma pesquisa de proporções grandiosas, uma vez que foi elaborada por uma equipe de 19 especialistas brasileiros e estrangeiros, entre eles cientistas políticos, sociólogos, engenheiros agrônomos, jornalistas e até um poeta.
A obra tem como foco o trabalho desenvolvido para “combater os padrões históricos de desigualdade no Brasil rural”. Ao longo de suas quase 600 páginas, os autores investigam os motivos que provocaram a abissal desigualdade da estrutura fundiária brasileira e as possíveis consequências desse flagelo social, assim como as reações populares a essa situação. O gancho para este estudo é justamente o MST, movimento que, de acordo com estimativas de Carter, conta com 1,14 milhão de membros – sendo, portanto, referência mundial no que se refere ao combate de políticas neoliberais e disparidade social.
Conferência Combatendo a desigualdade social – o MST e a reforma agrária no Brasil
Campus Seropédica da UFRRJ
Data: 25/11/2010
Horário: 16h
Local: Auditório Paulo Freire | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | BR 465 Km 7 | Seropédica (RJ)
Campus Nova Iguaçu da UFRRJ
Data: 26/11/2010
Horário: 16h
Local: Sala210 | Instituto Multidisciplinar | Av. Governador Roberto Silveira| Centro | Nova Iguaçu (RJ)
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 e pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom