Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2010 12 Feyerabend desafia os dogmas da ciência em obra clássica

Clientes

Feyerabend desafia os dogmas da ciência em obra clássica

Dec 01, 2010

Em Adeus à razão, mais uma obra polêmica de um dos principais filósofos da ciência, Paul Feyerabend desafia os grandes dogmas do mundo contemporâneo para defender os benefícios da diversidade e das mudanças culturais frente às certezas uniformes e homogeneizantes da racionalidade científica, baseada nos ideiais da razão e da objetividade. Reunindo ensaios publicados nos anos 80, este lançamento da Editora Unesp discute de Xenófanes a Einstein e a mecânica quântica, passando por uma análise surpreendente do conflito entre Galileu e a Igreja Católica e aproximando a ciência da arte.

Feyerabend deixa claro que a variedade cultural que defende não está em conflito com a ciência, desde que esta seja entendida como uma investigação livre e irrestrita e não o monótono domínio ideológico que a tradição ocidental chama de racionalismo. Isso porque, mesmo problemas altamente técnicos, como os do controle de armamentos nucleares, nunca são totalmente “objetivos” e são sempre permeados pelos componentes “subjetivos”, ou seja, culturais.

Como o próprio autor coloca, “a imposição de escolas, alfabetização e informação ‘objetiva’, separada das preferências e dos problemas locais, tirou da existência seus ingredientes epistêmicos e tornou-a árida e sem sentido”. Deste modo, não é um mundo fragmentado e caótico o que temos, mas complexo, cuja multiplicidade não cabe em um conjunto imutável de regras. Do mesmo modo que critica o método que busca uma abordagem homogeneizante, seu texto se volta contra a primazia de uma visão totalizadora. O seu adeus à razão é assim a rejeição de uma “imagem congelada e distorcida da ciência para obter aceitação para suas próprias crenças antediluvianas”.

Sobre o autor – O austríaco Paul Feyerabend (1924-1994) foi professor de Filosofia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e de Filosofia da Ciência no Federal Institute of Technology, em Zurique. Antes de se dedicar à filosofia estudou física, matemática, astronomia, teatro e produção de óperas. Entre seus livros mais notáveis estão Against Method (Contra o método), publicado em português pela Editora Unesp em 2007, Science in a Free Society (1978), Philosophical Papers (1981) e Killing Time (Matando o tempo), publicado pela Editora Unesp em 1996.

Título: Adeus à razão
Autor: Paul Feyerabend
Número de páginas: 399
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 56
ISBN: 978-85-393-0045-7

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom