Clientes
Análise das cartas de Simón Bolívar revela seu esforço em construir uma imagem heróica
Jan 10, 2011
Herói da independência em diversos países, Simón Bolívar tonou-se mito inspirador de bandeiras político-ideológicas frequentemente resgatadas no continente americano, tais como a construção de uma América Latina integrada, em unidade. É ainda hoje evocado por personalidades políticas, entre elas o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que mobiliza os ideais defendidos por “el Libertador” para atualizá-los em discursos anti-imperialistas. Seus feitos, além de registrados nas páginas da História, foram também descritos por ele mesmo, em inúmeras correspondências produzidas ao longo de sua vida.
O livro Guerras e escritas: a correspondência de Simón Bolívar (1799-1830), publicado pela Editora Unesp, resulta de uma análise detalhada feita por Fabiana de Souza Fredrigo das cartas escritas por Bolívar desde sua primeira viagem à Espanha, em 1799, até 1830, ano de seu falecimento. Fabiana demonstra que Bolívar tinha consciência de seu papel histórico e revela a preocupação deste personagem em construir uma imagem que ficaria para a posteridade, a de homem público irretocável.
A autora aponta, ainda, como a historiografia foi seduzida pelo epistolário de Bolívar, visto que os autores dos séculos XIX e XX acompanharam a visão produzida por ele sobre os fatos. Ao escrever sobre suas atitudes de renúncia e denunciar injustiças de contemporâneos para com ele, Bolívar alimentou a ideia de sua indispensabilidade e forneceu subsídios para o “culto ao herói” construído em torno de sua imagem.
Fabiana de Souza Fredrigo apresenta, em Guerras e escritas, um caminho original e inovador para a compreensão desta personalidade tão explorada pelos estudos acadêmicos e por diferentes vertentes políticas na história das Américas.
Sobre a autora – Fabiana de Souza Fredrigo possui graduação (1994), mestrado (1997) e doutorado (2005) em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professora-adjunta da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de história, com ênfase nos seguintes temas: Chile, Simón Bolívar, literatura, memória e identidades.
Título: Guerras e escritas: a correspondência de Simón Bolívar (1799-1830)
Autora: Fabiana de Souza Fredrigo
Número de páginas: 290
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 48
ISBN: 978-85-393-0040-2
Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br
_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Glísia de Souza | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom