Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2011 01 Pesquisador vai da mitologia do diabo à Marx para explicar as relações do campesinato sul-americano com a implantação do capitalismo

Clientes

Pesquisador vai da mitologia do diabo à Marx para explicar as relações do campesinato sul-americano com a implantação do capitalismo

Jan 12, 2011

Trinta anos após sua primeira publicação, o clássico de Michael Taussig, O diabo e o fetichismo da mercadoria na América do Sul, é re-editado pelo autor e publicado, no Brasil, pela Editora Unesp. Acrescido de prefácio à edição comemorativa, a obra busca apreender o significado social do diabo no imaginário de camponeses e mineradores colombianos e bolivianos.  A partir dessa pesquisa, Taussig reconhece o impacto da introdução da racionalidade produtivista em comunidades até então orientadas pelas lógicas tradicionais.

Tanto os canaviais da Colômbia ocidental quanto as minas de estanho da Bolívia, duas áreas de intenso desenvolvimento capitalista, têm um grande repertório mitológico sobre o homem que se coloca à margem da comunidade para vender a alma ao diabo em troca de riquezas. Repertório este que, segundo o autor, simboliza a revolta com um sistema econômico que força os homens a trocarem suas almas pelo poder destrutivo da mercadoria.

A partir do conceito de fetichismo da mercadoria, desenvolvido por Marx, o autor desconstrói o espírito maligno nas produções capitalistas, destacando, na primeira parte do livro, a história social dos escravos africanos e de seus descendentes nos canaviais colombianos. Já na segunda parte, encontra-se em destaque o significado do diabo nas minas de estanho bolivianas, material que foi baseado nos estudos de pesquisadores como June Nash e Weston LaBarre.

Taussig conclui que o fetichismo do mal, personificado na figura do diabo, faz a mediação do conflito entre os modos pré-capitalista e capitalista de materializar a condição humana. “O que a humanidade faz com suas ‘considerações (ou decepções) sociais sobre a realidade’ é importante para que o homem se esforce não somente em entender o mundo, mas também em transformá-lo”, como comenta Eric Hobsbawm sobre o livro.

Sobre o autor – Michael T. Taussig é professor de Antropologia na Universidade de Columbia e conhecido mundialmente por seu trabalho sobre a violência.

Título: O diabo e o fetichismo da mercadoria na América do Sul
Autor: Michael T. Taussig
Número de páginas: 392
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 56
ISBN: 978-85-393-0070-9

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo telefone (11) 3107-2623 ou pelos sites: www.editoraunesp.com.br ou www.livrariaunesp.com.br

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Glísia de Souza | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom