Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2016 05 Debate na USP marca lançamento de 'Eclipse da razão' de Horkheimer

Clientes

Debate na USP marca lançamento de 'Eclipse da razão' de Horkheimer

May 12, 2016

Aberto ao público, debate entre os especialistas em Filosofia Leon Crochik, Wolfgang Leo Maar e Ricardo Musse acontece na próxima terça-feira, 17 de maio, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais, às 17h45

O Laboratório de Estudos Marxistas da Universidade de São Paulo, o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania e o programa de pós-graduação em Sociologia convidam para o debate e lançamento do livro Eclipse da razão, do filósofo e sociólogo alemão Max Horkheimer, publicado pela Editora Unesp. 

O evento acontece na terça-feira, 17 de maio, às 17h45, na sala 118 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, e conta com a presença dos especialistas em Filosofia Leon Crochik (IP-USP), Wolfgang Leo Maar (UFSCar) e Ricardo Musse (FFLCH). Não há necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião, o livro será vendido com 30% de desconto na Livraria Humanitas, localizada no próprio prédio da FFLCH.

Sobre o livro - Em meados da década de 1940, o filósofo alemão Max Horkheimer questiona como evitar que a barbárie, representada pelo nazifascismo e então recentemente derrotada na Europa, retorne ao Ocidente. Para ele, o avanço dos meios técnicos de esclarecimento foi acompanhado por um processo de desumanização, de modo que o progresso ameaça anular o próprio objetivo que deveria realizar: a ideia de homem. O resultado de tais reflexões foram reunidas no livro Eclipse da razão, texto que a Editora Unesp lança em português com tradução de Carlos Henrique Pissardo e marca a estreia da Coleção Horkheimer.

Seu objetivo declarado é “investigar o conceito de racionalidade subjacente à nossa cultura industrial contemporânea, a fim de descobrir se esse conceito não contém defeitos que o viciam em sua essência”. Os textos coligidos em Eclipse da razão têm como origem palestras ministradas na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, nos anos 1940 – a mesma época em que redigia, com Theodor Adorno, a Dialética do esclarecimento.

Horkheimer toma como ponto de partida a diferenciação entre razão subjetiva e razão objetiva, sendo que a primeira se relaciona à faculdade de calcular probabilidades, de coordenar os meios com um fim, enquanto a segunda remete ao problema do destino humano, à organização da sociedade e à maneira de realização de fins últimos. Da tensão entre ambas, com o predomínio da razão subjetiva em relação à objetiva, emergiu um pensamento transformado em simples instrumento. O autor empreende, assim, uma profunda investigação sobre as intensas mudanças que o advento da industrialização, e com ela o predomínio da técnica, e da racionalização teve sobre a natureza humana, considerando também as implicações filosóficas destas mudanças.

Sobre o autor – Max Horkheimer (Stuttgart, 14 de fevereiro de 1895 – Nuremberg, 7 de julho de 1973) foi um filósofo e sociólogo alemão. Foi diretor e professor do Instituto de Pesquisas Sociais, conhecido como “Escola de Frankfurt”. Editor da revista do instituto, publicou diversos ensaios sobre os fundamentos da chamada "teoria crítica" sobre a sociedade contemporânea.

TítuloEclipse da razão
Autor: Max Horkheimer
Tradução: Carlos Henrique Pissardo
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 207
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-393-0614-5

Lançamento de Eclipse da razão na USP
Data: 17 de maio de 2016
Horário: 17h45
Local: Sala 118 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais | FFLCH-USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 315 | Butantã, São Paulo – SP

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom