Clientes
Editora de livro infantil revela as novas tendências do mercado editorial
May 18, 2016
A editora Lenice Bueno da Silva destaca os avanços do livro infantil e sua concepção no mercado em curso que acontece de 31 de maio a 3 de junho na Universidade do Livro
Ano após ano, o mercado de livros infantis traz novidades para os consumidores e crescimento para o faturamento da indústria. Segundo dados do primeiro Painel das Vendas de Livros de 2016, divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores (SNEL) e a Nielsen, só com a venda dos didáticos e de especialistas no período de volta às aulas, os gêneros infantil, juvenil e educacional e não ficção especialista apresentaram um crescimento de 11% se comparado a 2015.
Dada a importância desse segmento, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, realiza o curso Literatura infantil: painel histórico e análise de tendências, que busca fornecer elementos para discutir as principais mudanças ocorridas nas concepções de leitura e do livro infantil no mercado editorial.
Ao longo de 12 horas/aula, a editora Lenice Bueno da Silva apresenta a "cadeia produtiva do livro" e o contexto em que um editor executa seu trabalho. Realiza um mapeamento das principais forças da indústria editorial da década de 1960 até os dias de hoje, fala sobre o surgimento da linha infantojuvenil, das consequências do crescimento da indústria editorial a partir do início do século XXI e do mercado escolar, governamental e “trade”. Aborda a literatura para crianças nas décadas de 1970 e 1980, analisando a Lei 5692/71 e o chamado “boom” da literatura infantojuvenil no Brasil. Também oferece um estudo das linhas de editoras criadas nas décadas de 1970 a 1990.
Faz ainda uma reflexão sobre o quadro atual das editoras que publicam e não publicam livros didáticos, bem como sobre as diferentes concepções do que é um bom livro para crianças, evidenciando o que está mudando, e as novas propostas de linhas editoriais. A importância da voz do narrador e as mudanças também são pontuadas. Evidencia as relações entre texto e imagem nos produtos ilustrados. Por fim, comenta sobre o chamado mercado “trade” e suas características, examinando os sites e as linhas editoriais de algumas editoras e o papel do editor na criação e manutenção do catálogo e na prospecção de novos rumos.
Destinado a editores, assistentes editoriais, bibliotecários, empreendedores e futuros empreendedores e estudantes de editoração, o curso acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2016, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 524,00 (R$ 419,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial) com inscrições até 31 de maio de 2016.
Sobre a docente - Lenice Bueno da Silva é cientista social formada pela FFLCH-USP. Foi durante 14 anos editora de literatura infantil da Editora Ática (de 1986 a 2000). Desde 2002 é gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. É estudante de Mestrado do curso de Formação de Alfabetizadores no ISE Vera Cruz.
Literatura infantil: painel histórico e análise de tendências
Data: 31 de maio a 3 de junho de 2016
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 12 horas
Inscrições até: 31/05/2016 às 15h00
Investimento: R$ 524,00 (R$ 419,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: [email protected]
Clique aqui para informações e inscrições on-line.
Mais informações sobre a Universidade do Livro estão disponíveis em: www.editoraunesp.com.br/unil
Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom