Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2016 06 Cinema brasileiro completa 118 anos de existência

Clientes

Cinema brasileiro completa 118 anos de existência

Jun 16, 2016

Em 19 de junho de 1898, o cinegrafista italiano Affonso Segretto, ao desembarcar no Rio de Janeiro vindo da Europa, filmou sua chegada ao país. O registro pioneiro do território nacional, batizado de 'Uma vista da Baía de Guanabara', não sobreviveu ao tempo, mas o feito ficou marcado como o Dia do Cinema Brasileiro.

Hoje, após 118 anos, o cinema nacional apresenta uma trajetória marcada por diversas fases, como as chanchadas, o Cinema Novo e a consagração de filmes com mais de 5 milhões de espectadores. Para refletir sobre esses diversos períodos, a Editora Unesp destaca livros que abordam a temática. Confira abaixo a seleção: 

Cinematographos: Antologia da crítica cinematográfica

Autor: Guilherme de Almeida | Organizadores: Donny Correia e Marcelo Tápia | 679 páginas | R$ 95,00

Crítica cinematográfica: uma vertente - hoje quase desconhecida - da produção do poeta modernista Guilherme de Almeida (1890-1969) que certamente causa uma grata surpresa ao leitor. Por meio dela, aqui representada por 218 textos, publicados entre 1926 e 1942 no jornal O Estado de S. Paulo, é possível reviver o período de transição entre a "arte do movimento silencioso" e o filme falado, bem como a presença pujante dos cinemas em São Paulo nas primeiras décadas do século XX e sua importância no cotidiano cultural da cidade. 

 

Estado e cinema no Brasil

Autora: Anita Simis | 304 páginas | R$ 64,00

O objetivo do livro não é retraçar a relação entre Estado e cinema no Brasil até o momento presente, mas sim identificar e comparar tal relação em dois momentos políticos distintos, o regime autoritário e a democracia. São trabalhados em detalhe os aspectos políticos relacionados à economia e à legislação cinematográfica. O leitor interessado em cinema brasileiro encontrará nesta terceira edição ampliada do estudo de Anita Simis profunda reflexão e pesquisa sobre o desenvolvimento pregresso do cinema brasileiro, que são preciosos insumos para a análise do atual momento da nossa indústria cinematográfica. 

 

Humberto Mauro e as imagens do Brasil

Autora: Sheila Schvarzman| 400 páginas | R$ 66,00

Uma nova obra de referência, que abre espaço para que Humberto Mauro, artista mineiro, considerado o mais brasileiro dos diretores do cinema nacional, seja conhecido na totalidade das facetas de sua ampla filmografia. Mauro fez filmes entre 1925 e 1974, e construiu uma trajetória repleta de imagens que se tornaram matrizes do cinema brasileiro. Neste livro, que relata os 50 anos de atividade de Humberto Mauro e discute a possibilidade da existência de um cinema brasileiro e dos seus vínculos com a grande arte universal, a autora reflete sobre a possibilidade de filmar o Brasil e seu povo sob um olhar também nacional. Com essa proposta, o estudo ilumina o Cinema Novo e ajuda a projetar hipóteses sobre os caminhos da produção nacional. 

 

A Cinemateca Brasileira: Das luzes aos anos de chumbo

Autor: Fausto Douglas Correa Jr.| 296 páginas | R$ 48,00

O livro aborda o conceito de cinemateca desde o surgimento das primeiras coleções de filmes até os dias atuais, enfocando o final da década de 1950 e início da de 1960, quando um modelo específico de cinemateca, do qual o grande ideólogo foi Henri Langlois, é colocado em xeque no âmbito da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF). O texto procura compreender ainda as especificidades da experiência brasileira no panorama político e cultural do país, analisando sobretudo o projeto político/pedagógico da instituição para o campo da educação e de políticas culturais no Brasil no período entre 1952 e 1973.

 

Cinematógrafo: Um olhar sobre a história 

Organizadores: Jorge Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato e Kristian Feigelson | 496 páginas | R$ 78,00

O principal objetivo desta obra é reforçar as pesquisas científicas entre os pesquisadores franceses e brasileiros no domínio das relações entre o cinema e as sociedades que denominamos, a partir de Marc Ferro, de cinema-história. O livro reúne contribuições de pesquisadores reconhecidos em três áreas principais: os fundamentos teóricos da história e das ciências sociais e da representação dos processos históricos, a construção e a reconstrução do passado no cinema e os filmes como lugar de memória e de identidade que se cruzam no discurso fílmico. Os fenômenos são assim circunscritos a partir de um conjunto de suportes audiovisuais pouco abordados no Brasil, sob o ângulo da teoria cinema-história. 

 

Ditadura em imagem e som: Trinta anos de produções cinematográficas sobre o regime militar brasileiro

Autora: Caroline Gomes Leme | 336 páginas | R$ 60,00

O livro busca apreender os enunciados sociais e culturais construídos sobre o regime militar para analisar de que forma o cinema ressignificou e vem ressignificando o passado, verificar questões ainda obscurecidas, ambiguidades e tensões presentes na interpretação do processo histórico. “Trata-se, assim, de apreender os filmes como “intérpretes” do passado a partir de seu lugar no presente, procurando compreender como a sociedade concebe a si mesma e a seu passado, dentro dos limites e condições de seu tempo”, diz a autora.

Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom