Clientes
Universidade do Livro debate o uso da imagem na produção editorial
Aug 16, 2016
De 30 de agosto a 2 de setembro de 2016, a assessora e pesquisadora iconográfica Monica de Souza ilustra como selecionar imagens para cada tipo de publicação, sem riscos decorrentes do desconhecimento da lei de direitos autorais
"Uma imagem vale mais que mil palavras", diz o ditado popular. Daí a importância de selecionar de forma inteligente o que ilustra uma peça editorial. Para tratar do assunto, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, realiza pela primeira vez o curso O uso da imagem na produção editorial. O objetivo é proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos para a busca de imagens apropriadas para cada tipo de publicação.
Ao longo de 12 horas/aula, a assessora e pesquisadora iconográfica Monica de Souza faz uma reflexão sobre a profissão do iconógrafo. Ela apresenta historicamente como a rotina desse pesquisador foi sendo alterada com as novas exigências do mercado editorial, considerando especialmente o surgimento de novas mídias como portais, objetos digitais, widgets, entre outros. Metodologias, fontes e ferramentas usadas para a pesquisa de imagens, levando em conta as especificidades do público de cada publicação e das áreas de conhecimento, são exemplificadas, bem como o fluxo da pesquisa, desde a elaboração da pauta pelos editores, pesquisas de referências, consulta aos originais, os critérios que devem ser considerados na seleção das imagens, a inserção de arquivos estruturais e ilustrativos, a importância de conhecer o projeto gráfico e suas aplicações, licenciamento, tratamento e envio ao departamento de artes.
No que diz respeito aos direitos autorais e de imagem, a especialista discorre sobre a Lei de Direitos Autorais, abordando os tipos e aplicações de licenças: Royalty-free, Direito Controlado, Creative Commons. Também discute modelos de contratos e termos de cessão de direitos para licenciamento, banco de imagens institucional que, se bem equacionado, é um excelente recurso para agilizar e baratear as pesquisas iconográficas. Debate os critérios para seleção das imagens que devem compor o acervo, como indexá-las e comenta sobre as informações relevantes que devem acompanhar as imagens e softwares de gerenciamento e consulta de dados.
Destinadas pesquisadores iconográficos, editores, pesquisadores de bancos de imagens, estudantes das áreas de comunicação, história, produção editorial entre outras, com interesse em conhecer e se desenvolver nesta atividade profissional, as aulas acontecem de 30 de agosto a 2 de setembro de 2016, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 499,00 (R$ 399,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial), com inscrições até 30 de agosto de 2016.
Sobre a docente - Monica de Souza é formada em História. Iniciou sua carreira como pesquisadora iconográfica no Projeto Museu de Rua (do arquiteto e fotógrafo Júlio Abe Wakahara). Desde então, vem estudando e se especializando em metodologias de pesquisa, gestão de imagens e legislação de direitos autorais. Dirige há mais de 20 anos a empresa Tempo Composto, prestando serviços de licenciamento de textos, assessoria e pesquisa iconográfica para as principais editoras de livros didáticos, revistas e publicações de interesse geral como Editora do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Geração, Global, FTD, Mathema, Melhoramentos, Moderna, Planeta, Senac e Três Estrelas. Recentemente criou o site www.tempocomposto.com.br, o primeiro banco de imagens especializado em obras de arte brasileira, indígena, objetos arqueológicos e históricos de museus de todo o Brasil.
O uso da imagem na produção editorial
Data: 30 de agosto a 2 de setembro de 2016
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 12 horas
Inscrições até: 30/08/2016 às 15h30.
Investimento: R$ 499,00 (R$ 399,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: [email protected]
Clique aqui para mais informações e inscrições on-line.
Mais informações sobre a Universidade do Livro estão disponíveis em: www.editoraunesp.com.br/unil
Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom