Clientes
Universidade do Livro lança curso para formação integral do profissional de edição
Aug 30, 2016
Curso presencial de longa duração com renomados profissionais do mercado editorial visa formar editores que dominem os cenários e desafios que ora se apresentam
O mercado editorial brasileiro está passando por profundas transformações: presença de editoras estrangeiras no país, fusões de editoras, novos perfis de investidores no setor, grande quantidade de pequenas editoras ou selos editoriais lançados a cada momento, impacto das redes virtuais tanto nos catálogos como nas estratégias de marketing. Como planejar estratégias de aquisição de títulos, de produção ágil, econômica e segura, de harmonização da otimização com a qualidade, de formação de novos leitores? Para preparar profissionais a atuarem nesse novo cenário, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, lança o cursoFormação integral do profissional de edição.
Sob coordenação de Jiro Takahashi e participação de mais de uma dezena de docentes, o curso visa proporcionar aos alunos uma ampliação de sua visão do mundo editorial e das grandes mudanças em curso, para que possam identificar as características dos diversos segmentos do mercado atual e detectar novas tendências e oportunidades. O aluno é levado também a levantar e questionar as etapas de edição de um livro frente às modernas tecnologias e novas estruturas organizacionais das editoras, bem como a questionar as relações entre a edição impressa e a digital, sinalizando as perspectivas futuras para as duas formas, além de desenvolver as competências e as habilidades adequadas para os novos cenários do setor.
Estruturado de forma presencial, com dois encontros semanais, o curso acontece às terças e quintas-feiras, de 27 de setembro a 15 de dezembro de 2016, das 18h30 às 21h30, na sede da Universidade do Livro.
Ao todo, serão 72 horas/aula organizadas pelos seguintes blocos temáticos:
- O publisher do século 21: Responsabilidades e funções ligadas ao publisher e aos gestores da constituição de um catálogo editorial. As atividades de construção do foco editorial, de criação de linhas e selos editoriais, com reflexões sobre os caminhos do livro no passado, no presente e no futuro.
- Criação e gestão do desenvolvimento de conteúdos: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial, como prospecção e decisão editorial, análise de contratos, gestão de conteúdos editoriais, revisão, preparação, tradução e edição, gestão dos procedimentos de produção, avaliação dos resultados.
- Gestão de arte e produção: Responsabilidades e funções ligadas ao projeto editorial e gráfico, como a identidade visual de uma editora, a importância e os elementos de um projeto gráfico, design de capa e miolo, gestão de edição de arte.
- Questões do livro digital: Responsabilidades e funções ligadas à edição digital, como a natureza e os conceitos do livro digital, análise e discussão das experiências, estudos de casos, as tendências e as perspectivas da edição digital.
- Cases: Estudos de casos e experiências, mesas-redondas com debates a partir de depoimentos de autores consagrados e de profissionais de edição.
Destinado a editores, designers, diagramadores, ilustradores, jornalistas, revisores, preparadores, tradutores, bibliotecários, livreiros, administradores editoriais, empreendedores, estudantes interessados em atuar na área de livros e todos os demais profissionais de edição, o curso requer frequência mínima de 75% das aulas para a emissão do certificado. O investimento é de R$ 2.880,00, que podem ser parcelados em até 10 vezes no cartão de crédito ou quatro vezes no boleto bancário.
Clique aqui e confira o tema de cada aula, bem como os docentes do curso.
Sobre o coordenador - Jiro Takahashi atua no mercado editorial desde 1966. Tendo iniciado na Editora Ática, trabalhou na empresa por mais de 25 anos. Participou da criação de novos conceitos de Livro de Professor e Suplementos de Trabalho, das séries Vaga-Lume, Para Gostar de Ler, Autores Brasileiros etc. Atuou na direção editorial da Abril Educação, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Ediouro e Editora Prumo/Rocco. Atualmente é editor executivo da Nova Aguilar. Fundou a Editora Estação Liberdade em 1990. É mestre em Letras pela Universidade de São Paulo e leciona nos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete, da Universidade Anhanguera/Unibero, nos cursos de Design da Faculdade Paulista de Artes e nos cursos de pós-graduação em Gestão Empresarial da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado).
Formação integral do profissional de edição
Data: 27 de setembro a 15 de dezembro de 2016
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 72 horas
Inscrições até: 27/09/2016 às 15h30.
Investimento: R$ 2.880,00 com parcelamento em até 10 vezes no cartão de crédito ou quatro no boleto bancário
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: [email protected]
Clique aqui para mais informações e inscrições on-line.
Mais informações sobre a Universidade do Livro estão disponíveis em: www.editoraunesp.com.br/unil
Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom