Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2016 10 Michael Löwy lança 'Afinidades revolucionárias' com debate na Editora Unesp

Clientes

Michael Löwy lança 'Afinidades revolucionárias' com debate na Editora Unesp

Oct 11, 2016

Isabel Loureiro, Fabio Mascaro Querido e Francisco Foot Hardman debatem com Michael Löwy afinidades entre marxistas e anarquistas

A Editora Unesp e a Fundação Rosa Luxemburgo promovem debate com pensadores de esquerda no lançamento do livro Afinidades revolucionárias:nossas estrelas vermelhas e negras. Por uma solidariedade entre marxistas elibertários. O evento acontece na segunda-feira, 24 de outubro, às 19h, no auditório da Editora Unesp (Praça da Sé, 108) com a presença de Isabel Loureiro, Fabio Mascaro Querido, Francisco Foot Hardman e Michael Löwy, que escreveu a obra com Olivier Besancenot.

O livro

Os casos de conflitos, conspirações sórdidas, traições sujas e confrontos armados entre marxistas e anarquistas são abundantes. Eventualmente, resgatam-se alguns sobre colaboração e convergência, caso da Frente Única Antifascista que enfrentou os camisas-verdes de Plínio Salgado na Praça da Sé, em outubro de 1934, como lembra a introdução brasileira de Afinidades revolucionárias: nossas estrelas vermelhas e negras. Por uma solidariedade entre marxistas e libertários. Este lançamento da Editora Unesp tem justamente como objetivo salientar a solidariedade histórica entre militantes anticapitalistas de todas as vertentes.

Para isso, Olivier Besancenot e Michael Löwy se colocam sob o signo da I Internacional, fundada em 1864, uma associação pluralista que conheceu em seus primeiros anos convergências entre suas correntes mais radicais. Assim, descrevem a trajetória dos movimentos sociais privilegiando uma característica geralmente ignorada: a fraternidade entre seus combatentes, as alianças e solidariedades atuantes entre anarquistas e marxistas. Da Comuna de Paris até nossos dias, quase sempre em meio a enfrentamentos sangrentos, é uma história na qual figuram Louise Michel e Rosa Luxemburgo, Walter Benjamin, André Breton e Daniel Guérin, chegando até ao subcomandante Marcos e aos altermundistas.

Desde uma perspectiva ecossocialista e libertária, Besancenot e Löwy discutem a ‘tomada do poder’, o próprio ecossocialismo, a planificação, o federalismo, a democracia direta, a relação sindicato/partido. Obra sensível, Afinidades revolucionárias defende que o campo revolucionário pode ser portador da mesma esperança de mudança anticapitalista, feminista, antirracista e democrática. Ou, nas palavras dos autores, o livro é escrito na esperança de “que o futuro seja vermelho e negro: o anticapitalismo, o socialismo ou o comunismo do século XXI deverá sorver nessas duas fontes de radicalidade. Queremos semear alguns grãos de marxismo libertário, na esperança de que encontrem um terreno fértil para crescer e produzir folhas e frutos”.

Os debatedores

Michel LöwyMichael Löwy é diretor emérito do Centre National de la Recherche Scientifique, na França, e pesquisador da história do marxismo na América Latina. Pela Editora Unesp, já publicou, junto com Besancenot, Che Guevara: uma chama que continua ardendo (2009).

Isabel LoureiroIsabel Loureiro é graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado (1984) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1992). Professora aposentada do Departamento de Filosofia da Unesp (2005). Ex-presidente (2004-2011) e atual colaboradora da Fundação Rosa Luxemburgo.

Fabio Querido MascaroFabio Mascaro Querido é doutor em sociologia pela Unicamp, com estágio doutoral realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França), e pós-doutorando em Ciência Política pela USP. Autor do livro Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade (São Paulo: Boitempo/Fapesp, 2016).

Francisco Foot HardmanFrancisco Foot Hardman é professor de estudos literários na Unicamp e pesquisador dos movimentos culturais e políticos da classe operária, em especial em suas vertentes libertárias e socialistas. Entre seus livros, publicou, pela Editora Unesp, em 2002, Nem pátria, nem patrão! Memória operária, cultura e literatura no Brasil.

Debate e lançamento de Afinidades revolucionárias
Data: 24 de outubro de 2016, segunda-feira, às 19h 
Local: Editora Unesp, Praça da Sé, 108, 7° andar, São Paulo (SP) 
Preço promocional do livro no evento: R$ 30
Evento gratuito sem inscrições prévias

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site:www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom