Clientes
Unil lança curso sobre novas tendências do mercado de livros infantis
Apr 25, 2017
Lenice Bueno da Silva e Fábio Sgroi discutem diversos aspectos envolvidos na edição de livros para crianças
Com as constantes mudanças no mercado editorial de livros infantis, uma das tarefas mais importantes das editoras é posicionar-se competitivamente. Neste caminho, o trabalho do ilustrador, considerado em muitos casos coautor do livro, torna-se fundamental. Para analisar esses assuntos em profundidade, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, lança o curso presencial inédito Livro infantil e mercado editorial: artistas, editores e leitores.
Ao longo de 12 horas/aula, a editora Lenice Bueno da Silva e o ilustrador Fábio Sgroi apresentam, de 16 a 19 de maio de 2017, as novas tendências na edição de livros para crianças, os aspectos envolvidos no processo, a concorrência, o destaque que cada livro merece e a atuação do editor e do designer como gerentes de produto.
Além desses assuntos, os docentes ainda abordam a relação entre texto e imagem nos livros para crianças, os conceitos relativos ao livro como objeto (função dos chamados “paratextos” ou “peritextos” – orelha, capa, apresentação, quarta capa; outros elementos constitutivos do livro: sobrecapa, capa, guardas, tipo de encadernação, formato, tipo de papel, cor, tipo de impressão), o mercado de livros infantis voltados para a escola, o processo de criação de um livro infantil e os custos envolvidos.
O curso é destinado a editores, assistentes editoriais, professores, bibliotecários, designers, estudantes de arte, design e editoração, empreendedores e futuros empreendedores e demais interessados. O investimento é de R$ 499,00 (R$ 399,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial). O valor pode ser parcelado em até seis vezes no cartão de crédito (para inscrições até 16 de maio) e em até quatro vezes no boleto bancário (para inscrições até 9 de maio).
Sobre os docentes - Lenice Bueno da Silva é cientista social formada pela FFLCH-USP. Foi durante 14 anos editora de literatura infantil da Editora Ática (de 1986 a 2000). Desde 2002 é gerente editorial do selo Salamandra, pertencente ao grupo Santillana e à Editora Moderna. É estudante de Mestrado do curso de Formação de Alfabetizadores no ISE Vera Cruz.
Fabio Sgroi é ilustrador, escritor e designer gráfico. Formado em Desenho Industrial e pós-graduado em Criação Visual e Multimídia. Ilustrou mais de cem obras literárias, didáticas e paradidáticas. Livros de sua autoria foram adotados em programas como PNLD e PNBE. Também é professor de artes e cria regularmente projetos gráficos para diversas editoras.
Livro infantil e mercado editorial: artistas, editores e leitores
Data: 16 a 19 de maio de 2017
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 12 horas
Inscrições: até às 15h30 de 16 de maio para pagamentos com cartão de crédito e até 9 de maio para pagamentos no boleto bancário.
Investimento: R$ 499,00 (R$ 399,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: [email protected]
Clique aqui para mais informações e inscrições on-line.
Mais informações sobre a Universidade do Livro estão disponíveis em: www.editoraunesp.com.br/unil
Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom