Clientes
História do estruturalismo, de François Dosse, recupera jornada intelectual de grandes pensadores do século XX
May 06, 2019
Em dois volumes, pensador vai no coração do estruturalismo ao lado de Claude Lévi-Strauss, Michel Foucault, Roland Barthes, Jacques Lacan, entre outros
Movimento fundamental no século XX, o estruturalismo atraiu grandes nomes: de Claude Lévi-Strauss e Roman Jakobson a Michel Foucault, de Louis Althusser e Georges Dumézil a Roland Barthes, passando por Jacques Lacan e Jacques Derrida. Em seu História do estruturalismo, lançado pela Editora Unesp em dois volumes, o historiador François Dosse oferece ao leitor um exercício vigoroso de reflexão sobre o movimento estruturalista, que teve sua ascensão em 1945.
Dosse reconstitui as questões teóricas, institucionais e existenciais do estruturalismo e as organiza em dois grandes períodos distintos: no primeiro volume, vê-se o momento em que ascende e abarca todo vigor do pensamento criativo francês do imediato pós-Segunda Guerra até o ano de 1966, clímax de sua trajetória e marco de sua desconstrução; já no segundo, o historiador enfoca a desconstrução e a reinvenção do estruturalismo, quando os intelectuais inseridos no movimento reavaliam suas posições e propõem novas abordagens.
“Esta história do estruturalismo, publicada há mais de vinte anos, em 1991 e 1992, mantém a meu ver toda sua atualidade, viso que descreve um grande momento intelectual, impregnado de efervescência, criatividade e abertura em relação à transversalidade do conhecimento”, anota o autor.
Sobre o autor - François Dosse é professor na École Supérieure du Professorat et de l’Éducation (ESPE), da Universidade Paris-Est Créteil (UPEC), e no Instituto Político de Paris. Atua também como pesquisador do Centro de História Cultural da Universidade de Versailles/ Saint-Quentin-en-Yvelines e como coeditor da revista Espaces Temps. Tem publicados pela Editora Unesp os livros A história(2012), As correntes históricas na França – séculos XIX e XX (2012, coautoria com Christian Delacroix e Patrick Garcia),Renascimento do acontecimento (2013), A história à prova do tempo (2017) e O império do sentido (2018).
Títulos: História do estruturalismo: o campo do signo, 1945-1966 – volume I; História do estruturalismo: o canto do cisne, de 1967 a nossos dias – volume II
Autor: François Dosse
Tradução: Álvaro Cabral
Número de páginas: 573 (volume I); 669 (volume II)
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 248,00
ISBN: 978-85-393-0758-6 (volume I); 978-85-393-0759-3 (volume II)
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br
| www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom