Clientes
Fundação Editora da Unesp completa 25 anos de atividades
Dec 31, 2020
Ao completar ‘bodas de prata’ com seus leitores, FEU reafirma seus valores de independência editorial, presença comercial e pluralidade de catálogo como base para produzir conteúdo e compartilhar conhecimento
A Fundação Editora da Unesp completa neste 1º de abril de 2021 25 anos de atividades dedicadas a levar ao público leitor o melhor da produção editorial: desde o conhecimento produzido dentro das fronteiras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e de outras instituições até os clássicos consagrados no Brasil e no exterior. Ao longo desta trajetória de sucesso, suas estantes contam com mais de 2.500 títulos publicados e 40 prêmios alcançados dentro do País e fora dele, demonstrando o sucesso do projeto, que vai além do papel de uma editora universitária tradicional.
Esta história começa ainda em 1987, com o lançamento das primeiras bases do que veio a ser a Editora Unesp. Por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), o objetivo de criar uma editora moderna, ágil e, sobretudo, com capacidade ampla de produzir conhecimento e difundi-lo começava a se desenhar logo após o final da ditadura civil-militar (1964-1985), num novo contexto, que exigia democracia e novos ares para o País. Sua primeira publicação, em conjunto com a Editora Paz e Terra, dá a dimensão da empreitada: Sartre no Brasil – A conferência de Araraquara, um registro da passagem do filósofo francês e de Simone de Beauvoir pelo território nacional.
E, justamente em 1º de abril de 1996, há uma importante virada de chave: aquele projeto editorial toma um novo rumo, com a criação da Fundação Editora da Unesp. Pioneira no modelo entre as editoras universitárias brasileiras, a mudança garantiu maior autonomia editorial e administrativa e foi geradora de outros processos bem-sucedidos, como o segundo selo da FEU, Cultura Acadêmica, dedicado ao acolhimento da produção universitária, e a Universidade do Livro, um forte braço educacional por cujos cursos, palestras e encontros já passaram mais de 20 mil alunos em busca de aprimoramento profissional nas áreas ligadas ao ecossistema do livro.
E quais valores dão lastro aos compromissos de difusão do conhecimento? “A meu ver, sempre nos beneficiamos de um tripé de sustentação composto por independência editorial, presença comercial e pluralidade de catálogo”, sumariza o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Hernani Bomfim Gutierre. “A seleção de títulos sempre foi regida pela qualidade do material e a oportunidade editorial, independentemente de sua origem ou apadrinhamentos, com um conselho editorial efetivo e não apenas homologatório, assessorado por pareceres externos, o que garante que o processo avaliador seja conduzido da maneira mais eficiente possível."
Porém, de nada adiantaria gerar conhecimento se não houvesse possibilidade de multiplicá-lo e difundi-lo. Com a Livraria Unesp, em sua loja física e em seu site, leitores de todo o Brasil têm oportunidade de acessar este amplo catálogo, que perpassa dezenas de áreas dentro das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. “A atenção à presença comercial e a sempre renovada preservação de nossa rede de distribuição, especialmente em um país com as dimensões do Brasil, permitem que nossos livros circulem e cumpram seu destino. Isso sem contar as centenas de e-books à disposição do público de forma gratuita”, acrescenta Gutierre. “Por isso, alcançar data tão longeva e auspiciosa, como estas bodas de prata que completamos com nossos leitores e parceiros do mercado editorial, sinaliza que estamos no caminho certo, diuturnamente em busca de produzir conteúdo e compartilhar conhecimento, não por acaso lema da Fundação Editora da Unesp.”
Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo sobre esta história.
Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
[email protected]
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]