Clientes
Marília Chaves detalha o trabalho do ghostwriter em aulas on-line e ao vivo
Oct 26, 2022
Aulas oferecem teoria e referências necessárias para se iniciar na profissão de ghostwriter
O trabalho do ghostwriter vai além da boa escrita: ele precisa de uma boa bagagem de referências sobre diferentes estilos narrativos, habilidades de entrevistador e pesquisador, organização e produtividade, domínio de diferentes estruturas de texto, assim como capacidade de administrar as condições de cessão de direitos autorais. É o que a editora Marília Chaves pretende mostrar em O trabalho do ghostwriter: tudo o que você precisa saber sobre teoria, prática e mercado. As aulas on-line e ao vivo acontecem de 8 a 11 de novembro de 2022, das 19h30 às 21h30, e passam pela teoria e pelas referências necessárias para se iniciar na profissão, estudos de caso e aplicação durante as aulas. Os alunos já produzem três textos para dar início a seus portfólios.
Dentre os objetivos, estão: capacitar profissionais de texto para o trabalho de ghostwriter, abordando como o ofício se diferencia do jornalismo e da produção de literatura autoral; estudar casos de sucesso e aprender a administrar etapas da construção do livro e da negociação com autores e editoras; identificar e reproduzir vozes de texto, conduzir uma sequência de entrevistas e organizar processos criativos; exercitar a estruturação de conteúdo e a criação de manual de voz para marcas e empresas; criar propostas e avaliar contratos; explorar as possibilidades de escrever tanto para pessoas quanto para instituições, grupos e projetos.
Confira o programa completo:
- Soft skills e hard skills do ghostwriter
- Panorama do mercado de ghostwriting
- Diferenciação de sistemas de trabalho possíveis
- A voz: como entender a lógica do autor ou biografado e reproduzir seu estilo
- Como conduzir a entrevista
- Como lapidar o conteúdo do autor
- Pesquisa e checagem de fontes
- Como criar, adaptar e encontrar cases.
- Formatos mais fortes: como roteirizar e os pontos principais de construção do texto, diferentes estilos para diferentes nichos:
- Biografia e perfil
- Autoajuda
- Negócios
- Conteúdo institucional
- Entretenimento
- Livro-reportagem
- Depoimento e memória
- Como estruturar um texto de não ficção
- Como estruturar uma biografia
- Como estruturar um manual de voz para marcas/instituições
- Equilíbrio das expectativas de entrega de cada autor
- O que fazer quando o autor não tem material suficiente
- Como administrar a dinâmica editora/autor/ghostwriter
- Como montar uma proposta e pontos de atenção do contrato de ghostwriting
- Os erros mais comuns do texto
- Lista de material de apoio ao trabalho de ghostwriter
O investimento é de R$ 246 (valor único, com desconto): em até três parcelas de R$ 82 no cartão de crédito, à vista no boleto para pagamento até 1º de novembro ou Pix à vista até 8 de novembro.
Sobre a docente
Marília Chaves é editora, ghostwriter e roteirista com 15 anos de mercado, passou por editoras como Leya, Planeta, Alameda, DPJ e Gente. É graduada em Editoração pela ECA-USP e pós-graduada em Publishing pela NYU. Tem mais de 20 livros publicados como ghostwriter e editou best-sellers como Roberto Shinyashiki, Paulo Vieira, Thais Godinho, Jane Hawking e Geronimo Theml, entre outros. Também já escreveu conteúdo para marcas como Instituto Avon, Kimberly Clark, Unilever e DASA. Atualmente é assistente de roteiro do sitcom Bugados (Gloob) e roteirista residente do Cozinha Prática com Rita Lobo (GNT).
Data: 8 a 11 de novembro, das 19h30 às 21h30
Carga horária: 8 horas
Investimento: R$ 246 (valor único, com desconto): em até três parcelas de R$ 82 no cartão de crédito, à vista no boleto para pagamento até 1º de novembro ou Pix à vista até 8 de novembro.
E-mail: [email protected]
Clique aqui para informações e inscrições on-line.
Para não perder nenhuma novidade, siga a Editora Unesp no Facebook e no Instagram e inscreva-se em seu canal no YouTube.
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br
Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura e Katia Saisi | [email protected]
Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br