Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
Controle e normalização de comportamento de menores infratores
<P>Críticas como “a Justiça não faz nada contra os menores infratores!” ou “a polícia prende, o juiz solta” são, geralmente, fundadas no senso comum. À primeira vista, o Poder Judiciário, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pode mostrar-se extremamente complacente com menores infratores. <P>No entanto, o que Maurício Gonçalves Saliba verifica no livro <EM>O olho do poder</EM>, lançamento da Editora Unesp, é a existência de uma ação dissimulada de controle social coercitivo no trabalho judicial com adolescentes infratores, estrategicamente diluído na metáfora educativo-pedagógica.
8 de julho: Dia Nacional da Ciência
A proximidade ao Dia Nacional da Ciência, comemorado em 8 de julho, é uma oportunidade para revisitar a bibliografia relacionada à temática da Ciência.Dentre inúmeros títulos do catálogo da Editora Unesp, destacam-se dois clássicos da filosofia da ciência, lançados recentemente: a versão em português da terceira e última edição de Contra o método, de Paul Feyerabend, e O caminho desde A Estrutura, resultado de novos rumos tomados por Thomas Kuhn após sua obra capital A Estrutura das Revoluções Científicas.
A nova etapa da revolução da Informática em uma linguagem acessível
A Revolução da Informática, depois da rápida propagação da Internet, agora avança um novo passo com a distribuição e compartilhamento global dos recursos computacionais, a arquitetura Grid. Uma explicação detalhada deste conceito pode ser conhecida de modo claro e acessível no lançamento Da Internet ao Grid: a globalização do processamento, lançamento da Editora Unesp.
A transformação do Brasil nas obras de Machado, Guimarães e Drummond
Luiz Roncari, um sério estudioso da literatura brasileira, na sua seleção de ensaios reunidos no livro O cão do sertão, interpreta alguns aspectos importantes das obras de Guimarães Rosa, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. O tema dominante abordado é o do trânsito da família patriarcal para a família burguesa no Brasil, daquilo que se tinha por “arcaico” na ordem privada para o “moderno”. O autor procura mostrar como as deformações da ordem social brasileira encontram correspondências na forma literária, nesse sentido dá grande atenção às dificuldades da mudança da condição da mulher e à reformulação de sua imagem nas obras destes três grandes nomes da literatura nacional.
Ações para melhorar os resultados de uma editora
o objetivo do curso que acontece nos dias 3 e 4 de julho é ajudar a identificar gargalos operacionais e oportunidades comerciais escondidas nos problemas encontrados no dia-a-dia
Novos cursos na Universidade do Livro em julho
A Universidade do Livro divulga sua programação do mês de julho. São cinco cursos destinados aos profissionais e futuros profissionais das áreas cultural e editorial, interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.
A negação do Holocausto e o anti-semitismo no Brasil
Dentro do movimento neonazista, surgiu o conceito do revisionismo, segundo o qual toda verdade histórica é relativa. Tanto em discursos acadêmicos como na Internet, há reavaliações do Holocausto que chegam, no limite, a negar que o extermínio em massas tenha ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Para estudar este fenômeno no contexto brasileiro, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus concentrou-se na Revisão Editora, porta-voz brasileiro desse ideário. O resultado desta pesquisa está em Anti-semitismo e nacionalismo, negacionismo e memória: Revisão Editora e as estratégias da intolerância (1987-2003), lançado pela Editora Unesp.
Plantas medicinais e a medicina moderna
A maioria das pessoas conhece algum tipo de planta medicinal e suas propriedades terapêuticas para aliviar sintomas, prevenir ou tratar doenças. O livro Plantas medicinais: verdades e mentiras, de Luiz Claudio Di Stasi, lançado pela Editora Unesp e integrante da Coleção Saúde e Cidadania, debate a incorporação das práticas populares e tradicionais de saúde na medicina moderna. Em vários países, essa tem sido uma das abordagens mais promissoras e eficazes para o tratamento de doenças, especialmente das que atingem camadas da população sem acesso aos serviços e medicamentos modernos da saúde.
O direito autoral relacionado à produção cultural
Palestra acontece em 27 de junho. O objetivo é mostrar novas práticas e procedimentos legais referentes a direitos autorais de, por exemplo, biografias, composições musicais, fotografias, obra de natureza artística (desenho, ilustração, gravura, pintura, escultura), obra audiovisual e multimídia.