Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança 'Desenvolvimento para céticos' em São Paulo
Novos cursos na Universidade do Livro em abril
São três cursos destinados aos profissionais e futuros profissionais das áreas cultural e editorial, interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.
Wittgenstein e o fim da epistemologia
Único livro publicado em vida por Wittgenstein, o Tractatus Logico-Philosophicus foi escrito com a pretensão de abarcar todos os problemas da filosofia. Partindo da constatação de que a separação entre a lógica e a sua aplicação constitui um grande problema na interpretação do Tractatus, Sílvia Faustino abre caminhos para novas interpretações desta que é uma das mais herméticas, mas também uma das mais fascinantes obras da filosofia contemporânea. Em A experiência indizível: uma introdução ao Tractatus de Wittgenstein, Sílvia analisa o fato de Wittgenstein suprimir de seu trabalho as questões epistemológicas.
Tragtenberg e os erros da experiência soviética
Publicado pela primeira vez em 1988, o interesse em uma nova edição de A Revolução Russa não se esgota em suas virtudes premonitórias. Tragtenberg percorre com maestria os caminhos que culminaram com o fim da URSS, mas o faz de modo que possamos refletir com profundidade sobre o fracasso de uma das experiências políticas mais importantes do Ocidente. A visão crítica de Tragtenberg mapeia os caminhos não lineares percorridos pela Revolução Russa na configuração de poder onde prevalece uma “burguesia de Estado”.
Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança "Desenvolvimento para céticos" no Rio de Janeiro
Carlos Lopes, subsecretário-geral da ONU, lança obra no Brasil
O economista Carlos Lopes, diretor executivo do Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (UNITAR) em Genebra (Suíça), estará no Brasil na próxima semana para o lançamento de seu livro Desenvolvimento para céticos, publicado pela Editora UNESP. Os eventos de lançamento acontecem no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
Leis de incentivo à Cultura é tema de curso na Universidade do Livro
O curso acontece nos dias 21 e 22 de março. O objetivo é informar sobre a elaboração de projetos e utilização das leis de incentivo à cultura por meio de exposição teórica e uma oficina de projeto.
A mulher em debate nas publicações da Editora UNESP
A proximidade ao Dia Internacional da Mulher é uma ótima oportunidade para revisitar a bibliografia existente no Brasil sobre o tema, já que as atenções voltam-se à mulher. Diversos títulos da Editora UNESP abordam especificamente a vida, sexualidade, saúde, lutas e direitos da mulher, entre outros assuntos.
Muitos caminhos trilhados pela resistência agrária
Dentre os movimentos que contestam a globalização, as articulações camponesas são um elemento de resistência emblemático. Formam um novo radicalismo agrário, mas também parecem encarnar o internacionalismo que tradicionalmente era liderado pelas organizações de base operária. Para entender as múltiplas faces desse fenômeno complexo, o livro Globalização e radicalismo agrário: globalização e política públicas, lançamento da Editora UNESP, traz artigos que mostram como esse mundo se faz representar na pauta política do Nepal, Zimbábue, Polônia e Brasil.