Notícias Fundação Editora da UNESP
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Oficina de criação de livros com alunos de escolas públicas na UNIL
A criação coletiva de um livro infantil ou juvenil é a proposta de cada uma das dez Oficinas de Criação Literária que começam a partir do próximo dia 12 na Universidade do Livro, com alunos do ensino fundamental de escolas estaduais do centro da cidade de São Paulo.
O confronto das teorias do desenvolvimento com a globalização em uma perspectiva histórica
Após um longo período no qual foi sufocado pela idéia de globalização, largamente entendida como um processo que reduz ou mesmo anula o papel político dos Estados nacionais, o tema do desenvolvimento volta à cena tendo o Estado como ator político decisivo. Momento então de examinar as complexas relações entre a globalização e as teorias e políticas de desenvolvimento, como é feito na obra Estado, desenvolvimento e globalização, lançamento da Editora UNESP.
Produção gráfica editorial na Universidade do Livro
A partir do próximo dia 17 a Unil oferece o curso com o objetivo de fornecer elementos para o conhecimento básico do processo de produção do livro.
O ensino da linguagem para pensar e criar
O processo de ensino-aprendizagem da produção escrita de textos não vem obtendo o sucesso esperado nos últimos anos. Apesar de escolas, professores e cientistas da linguagem concentrarem esforços nessa área, grande parte de estudantes ingressante no Ensino Superior não consegue expressar no texto escrito suas idéias com coerência lógica e criatividade. Diante dessa realidade, a obra Textualidade e ensino, de Maria Conceição Alves de Lima, lançada pela Editora UNESP, traz uma proposta transformadora da prática docente na área da produção textual escrita.
A racionalização do trabalho na Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Através da memória de trabalhadores aposentados da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, de Rio Claro, interior de São Paulo, a obra Senhores dos Trilhos, de Álvaro Tenca, lançada pela Editora UNESP, busca elementos para discutir a organização racional do trabalho nos anos 1930 e 1940. O autor relaciona os temas da racionalização e da memória dos velhos ferroviários, numa reflexão sobre trabalho e tempo livre, necessidade e liberdade.
Preparação e revisão de textos na Universidade do Livro
O objetivo do curso que acontece do dia 5 a 8 de março é conhecer e desenvolver a prática de preparação/ copidesque e revisão de textos para publicação.
O conhecimento e a experiência a serviço do desenvolvimento
Desenvolvimento para céticos: como melhorar o desenvolvimento de capacidades, publicado originalmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, é agora lançado em português pela Editora Unesp.
A sexualidade de pessoas com deficiência em debate
A sexualidade é por si só um tema cercado de tabus, quando se trata da sexualidade de uma pessoa com deficiência, então, somam-se vários preconceitos. Para discutir idéias distorcidas acerca de supostas limitações ou exacerbações da sexualidade atribuídas à deficiência, a Editora UNESP lança Sexualidade e deficiências, de Ana Cláudia Bortolozzi Maia. O que torna a sexualidade do deficiente uma questão tão complexa são fatores como preconceito, desinformação, escassez de estudos sobre o assunto e valores que variam de acordo com o tipo de educação sexual recebida.
Novos cursos na Universidade do Livro em março
São quatro cursos, nas áreas de revisão, produção gráfica e jurídica, para quem já atua no mercado editorial ou pretende ingressar.
O pensamento racial das escolas cariocas do começo do século XX
Na primeira metade do século XX, as elites brasileiras acreditavam que pessoas pobres e não-brancas eram degeneradas, marcadas como doentes, mal-adaptadas e problemáticas. Educadores, intelectuais, médicos e cientistas sociais desenvolveram políticas públicas, inspiradas tanto pelo pensamento eugênico quanto por suas próprias leituras das mazelas do povo brasileiro, para transformar a maior parte da população em cidadãos-modelo. Em Diploma de Brancura, lançamento da Editora UNESP, o historiador porto-riquenho Jerry Dávila retoma esse período da História do Brasil para discutir de que maneira a eugenia influenciou as políticas de expansão e reforma educacional no Rio de Janeiro, entre 1917 e 1945.