Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
Narrativas e reflexões sobre antigas e atuais formas de ler
Dos primórdios da leitura na antiga Mesopotâmia e Egito até os e-mails e a internet de hoje, História da Leitura, lançamento da Editora UNESP, de Steven Roger Fischer, narra e reflete sobre esta prática que inspira e capacita o mundo: a leitura. A obra relata as transformações milenares da leitura, com o objetivo de compreender não só o que ela foi no passado e o que é atualmente, como qual será seu futuro, devido, principalmente, ao uso dos computadores pessoais, telefones celulares e a internet.
Construindo pontes de conhecimento entre o Brasil e a África
As intricadas relações entre Brasil e África pedem uma abordagem diversificada e original. Diversificada como os textos que fazem parte da coletânea Brasil/África: como se o mar fosse mentira. Original como a proposta de reinventar e potencializar o diálogo entre os dois povos por meio da pesquisa, da memória e da arte. E o livro ainda chega no momento em que a história da África e a cultura afro-brasileira se tornam itens obrigatórios do ensino básico no Brasil.
Preparação e revisão de textos na Universidade do Livro
O objetivo do curso, que acontece de 12 a 15 de fevereiro, é desenvolver a prática de preparação/copidesque e revisão de textos para publicação.
O ensino da arte na escola como ato propagador de cidadania
A Arte é uma disciplina plena de conteúdo específico, mas quando utilizada como eixo articulador de outros saberes pode alavancar a postura cidadã dos estudantes, principalmente do Ensino Fundamental e Médio. Para retratar o trabalho e a experiência de professores de arte, vencedores do Prêmio Arte na Escola Cidadã – criado em 2000 pelo Instituto Arte na Escola e promovido anualmente – a Cultura Acadêmica Editora lança a obra Arte, escola e cidadania. Os processos de ensino descritos no livro, que se confundem com histórias de vida, mostram caminhos percorridos com base na crença da necessidade de ouvir cada aluno e percebê-lo em sua individualidade, necessidades e desejos.
Obra discute a nova e complexa geografia do mundo contemporâneo
A Nova des-ordem mundial, lançamento da Editora UNESP que integra a Coleção Paradidáticos, discute a nova geografia mundial, que parece recuar e avançar em múltiplas velocidades e que sugerem avanços e retrocessos, união e fragmentação, ordem e desordem.
Metodologia estatística da Análise de Agrupamentos é tema de obra da Editora UNESP
Análise de Agrupamentos é o nome atribuído a um conjunto de procedimentos que busca reunir objetos similares (objetos, seres humanos, animais, plantas e municípios, por exemplo) em determinados grupos ou classes.Trata-se de um método criado para ajudar na organização de tarefas e na compreensão do mundo. Em Introdução à análise de agrupamentos, lançamento da Editora UNESP, o autor Fernando Frei discorre sobre a estrutura conceitual e metodológica do instrumental estatístico da Análise de Agrupamentos.
Universidade do Livro promove curso sobre o design do livro contemporâneo
Clássica crítica de Gerard Lebrun ao sistema hegeliano é lançada em português
A paciência do conceito – Ensaio sobre o discurso hegeliano, que a Editora UNESP acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro, é, ao lado de Kant e o Fim da Metafísica, o grande legado deixado por Gérard Lebrun e um dos grandes trabalhos de hermenêutica em Filosofia. Na obra, ao invés de um “inventário das estruturas de uma filosofia” ou um retrato da evolução de um pensamento, o filósofo e professor francês discute parâmetros para entender as teses hegelianas justamente a partir do novo modo de pensamento inaugurado por Hegel.
Editora UNESP comemora 20 anos com nova identidade visual
Em comemoração aos seus vinte anos de fundação, a Editora UNESP investe em uma nova identidade visual. "O lançamento da nova logomarca consolida o estilo único de editora universitária, que é hoje modelo no país e referência internacional, em termos de títulos, qualidade editorial e presença no mercado”, afirma José Castilho Marques Neto, presidente da Fundação Editora da UNESP.
Textos revelam humor refinado e sarcástico de Benjamin Franklin
Benjamin Franklin provavelmente não é o primeiro nome a se lembrar quando se busca uma prosa cativante que respire os prazeres espontâneos da vida, como a encontrada em Como Escolher Amantes e outros escritos, lançamento da Editora UNESP que integra a coleção Pequenos Frascos. Há exemplos de sua vocação satírica em obras escritas desde a juventude até pouco antes de sua morte, com temas que revelam o Franklin amoroso, cientista e moralista.