Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
Editora UNESP comemora 20 anos com nova identidade visual
Em comemoração aos seus vinte anos de fundação, a Editora UNESP investe em uma nova identidade visual. "O lançamento da nova logomarca consolida o estilo único de editora universitária, que é hoje modelo no país e referência internacional, em termos de títulos, qualidade editorial e presença no mercado”, afirma José Castilho Marques Neto, presidente da Fundação Editora da UNESP.
Textos revelam humor refinado e sarcástico de Benjamin Franklin
Benjamin Franklin provavelmente não é o primeiro nome a se lembrar quando se busca uma prosa cativante que respire os prazeres espontâneos da vida, como a encontrada em Como Escolher Amantes e outros escritos, lançamento da Editora UNESP que integra a coleção Pequenos Frascos. Há exemplos de sua vocação satírica em obras escritas desde a juventude até pouco antes de sua morte, com temas que revelam o Franklin amoroso, cientista e moralista.
Universidade do Livro promove curso sobre gestão de compras de livros para livrarias
Textos de Bobbio iluminam e atualizam o debate sobre o marxismo
Ser “de esquerda” é algo que, hoje, até políticos tradicionalmente tidos como “esquerdistas” dizem não fazer sentido. Ou não faz sentido quando se atinge a maturidade, como argumentou recentemente o presidente Lula. Este, de fato, não é diagnóstico recente: Lênin escrevia, já em 1920, após já chegar ao poder na Rússia, “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. Em meio a esta polêmica onde se digladiam as visões idealistas e pragmáticas da política, um nome a que sempre se pode recorrer para uma reflexão profunda e equilibrada sobre o assunto é o de Norberto Bobbio, de quem a Editora UNESP lança agora Nem com Marx, nem contra Marx.
Revolução Salvadorenha: conflito entre interesses geopolíticos e direitos humanos
A violência do governo contra o povo salvadorenho ocorria desde o início do século XIX até que uma guerra civil de onze anos de duração e acordos de paz subseqüentes dessem fim à repressão política, em 1992. A recente revolução de El Salvador é tema do lançamento da Editora UNESP, A Revolução Salvadorenha, obra de Tommie Sue-Montgomery e Christine Wade. Como a maioria dos países da América Latina, El Salvador tem convivido com extremos de riqueza e pobreza ao longo de seus quase quinhentos anos de existência.
A esterilização feminina em bairro carente de Recife e a complexidade dos processos sociais
Durante quatro anos, a antropóloga dinamarquesa Anne Line Dalsgaard acompanhou o cotidiano de mulheres de um bairro pobre urbano da região metropolitana do Recife (PE), onde a esterilização feminina é prática freqüente. Anne capta a lógica de vida destas mulheres e situa a esterilização como parte de uma busca de seu reconhecimento como pessoas, em um mundo repleto de controle, violência, emoções contraditórias e resistência cultural. O resultado de seu trabalho está em Vida e Esperanças, lançamento da Editora UNESP.
O debate da educação no Instituto Superior de Estudos Brasileiros
O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado em 1955 e extinto em 1964 após o golpe militar, caracterizou-se por promover o debate junto à sociedade sobre os problemas nacionais. Em O ISEB, os intelectuais e a diferença, lançamento da Editora UNESP, o autor Antônio Marques do Vale investiga como os problemas educacionais foram abordados na produção do Iseb, a partir dos principais autores isebianos, como Roland Cavalcanti de Albuquerque Corbisier, Álvaro Vieira Pinto, Cândido Antônio Mendes de Almeida, Hélio Jaguaribe Gomes de Matos e Alberto Guerreiro Ramos.
Os mistérios bíblicos repercutidos nas obras dos grandes mestres da arte
Em Figuras de Deus – A Bíblia na Arte, o historiador de arte francês Dominique Ponnau apresenta algumas das mais significativas representações artísticas do cristianismo produzidas pela cultura ocidental. São vinte temas bíblicos ilustrados pelos grandes mestres da arte religiosa, dos iluministas medievais a Gauguin, Nolde e Chagall. Ponnau entende a Bíblia como um poema, onde acredita ouvir a “voz do mistério”, repercutida de forma magistral pelos grandes mestres do Ocidente. Sua proposta é a de compartilhar essa experiência com o leitor, caminhando por entre obras que fazem da representação do Eterno o espaço onde ocorre o “encontro fraterno do crente com o descrente, caso haja necessidade de definir um estado do fugaz e do incerto”.
Coletânea apresenta a Filosofia de Michel Foucault
O filósofo Michel Foucault soube como poucos pensar o tempo presente e formular conceitos que contribuíram para o diagnóstico de problemas sociais contemporâneos. Em O Legado de Foucault, lançamento da Editora UNESP, o leitor tem a oportunidade de tomar contato com o pensamento do filósofo francês em relação a temas como feminismo, violência, controle social, loucura, amizade e sexualidade. Divididos em blocos temáticos, os artigos retomam incontáveis possibilidades de diálogos com o pensamento filosófico e político de Foucault.
Obra resgata importância histórico-literária dos textos do Visconde de Taunay
Visconde de Taunay escreveu compulsivamente diversos gêneros discursivos e literários. Revisões da Guerra do Paraguai (1865-1870) entram necessariamente em suas narrativas militares, além de ser Taunay um dos principais representantes da literatura dos viajantes. Em O Visconde de Taunay e os fios da memória, lançamento da Editora UNESP, Maria Lídia Lichtscheidl Maretti revela a importância histórico-literária da obra de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay. A autora analisa o conjunto de textos, da prosa de ficção ao teatro, do ensaio à narrativa de viagem, escritos por Taunay tanto na condição de naturalista expedicionário como de oficial do Império em campanha militar.