Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
Richard Rorty e a reinvenção da esquerda norte-americana
Richard Rorty é um dos maiores nomes da filosofia contemporânea e talvez o mais influente intelectual norte-americano da atualidade. Neste Contra os patrões, contra as oligarquias, fruto de uma entrevista concedida aos professores Derek Nystrom e Kent Puckett, aborda-se a história intelectual de Rorty, os efeitos da globalização, a produção acadêmica e, em particular, o seu livro Achieving Our Country: Leftist Thought in Twentieth Century America, um manifesto político que recupera Walt Whitman e John Dewey para defender a idéia de uma esquerda progressista e pragmática. A partir das principais concepções filosóficas revolucionárias de Rorty, Nystrom e Puckett buscam deixar mais clara a visão política de Rorty. Assim, fica mais compreensível a sua defesa de uma “esquerda que deve ser praticada” em oposição a uma “esquerda contemplativa”.
Bonecas de barro transformam 'viúvas da seca' do Vale do Jequitinhonha em 'noivas da seca'
A Editora UNESP promove em São Paulo o lançamento de Noivas da Seca, de Lalada Dalglish. Fruto de anos de convívio da autora com as mulheres ceramistas do Vale do Jequitinhonha (MG), região marcada pela seca e pela pobreza, o livro apresenta o cotidiano e a obra destas artesãs que há gerações transmitem para as filhas e netas os segredos da cerâmica. Lalada aponta os fatores estéticos e socioculturais relacionados à produção, à distribuição e ao consumo das obras produzidas. A autora apresenta também a trajetória visual da cerâmica, por meio de vasta documentação iconográfica. O lançamento de Noivas da Seca acontece no dia 16 de dezembro, sábado, às 11h, na Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2, em São Paulo-SP).
Os efeitos da modernização no cotidiano dos camponeses
A tese defendida por Eliane Tomiasi Paulino em Por uma geografia dos camponeses, lançamento da Editora UNESP, é que o desenvolvimento capitalista provocou um movimento de recriação do campesinato. Como geógrafa, a autora busca mapear o processo de territorialização camponesa resgatando as estratégias e trajetórias de sua inscrição no universo capitalista, marcado, entre outros aspectos, pela tecnificação da agricultura. Para dar conta do estudo, Eliane Paulino realizou durante cinco meses intensa pesquisa em bairros rurais e sítios de camponeses no norte londrino do Paraná.
Obra traça etnografia dos povos indígenas de Iauaretê (AM)
Em outubro, líderes indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a certidão de Patrimônio Cultural do Brasil concedida à cachoeira de Iauaretê, um local sagrado para os índios que habitam a região. A cachoeira que fica na fronteira do Brasil com a Colômbia foi o primeiro lugar do país reconhecido como bem cultural imaterial. A partir de agora, o local terá divulgação ampla do Ministério da Cultura e também contará com um plano de salvaguarda, elaborado junto com as comunidades. <P>Especialistas como o antropólogo Geraldo Andrello participaram e incentivaram o processo de tombamento da cachoeira, essencial para a comunidade de Iauaretê, povoado indígena multiétnico que é retratado em Cidade do Índio, lançamento da Editora UNESP em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA).
Oficina de criação de livros com alunos de escolas públicas em São Paulo
Criar um livro infantil ou juvenil é o objetivo da Oficina de Criação Literária, projeto da Universidade do Livro e do Núcleo de Projetos Especiais da Fundação Editora da UNESP.<BR> <BR>Em 2007, 250 crianças do ensino fundamental e médio de escolas públicas estaduais de São Paulo, participarão ativamente do processo da realização de um livro - da criação, edição e produção à impressão.
A música contemporânea enriquecida pela harmonia pós-tonal
As teorias musicais a respeito da harmonia pós-tonal são diversas e, em alguns casos, conflitantes e antagônicas. Em Estruturações Harmônicas Pós-Tonais, lançamento da Editora UNESP, Antenor Corrêa, percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos, professor e arranjador, confronta as tentativas de sistematização e explicação harmônica da música pós-tonal no contexto da música contemporânea. O livro transcende as questões da harmonia: reflete sobre as formas de estruturação, as diferentes poéticas, as questões ligadas à comunicabilidade e as que dizem respeito aos projetos estéticos por vezes divergentes que convivem no contexto da música contemporânea.
A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica
A crise do saber científico, em especial da produção acadêmica na área de humanidades, é a questão central que Lindsay Waters aborda em Inimigos da esperança a partir de um ponto de vista múltiplo: do público, da sociedade, dos professores e estudantes das Universidades, dos bibliotecários. Faz isso a partir da constatação de que, hoje, conta mais o número de livros científicos publicados do que o conteúdo neles impresso e sua utilidade para a ciência. Defesa enfática dos livros, Inimigos da esperança questiona o aumento constante dos títulos publicados. E segue abordando de maneira clara o que está em jogo no mundo acadêmico hoje. Um chamado às armas em defesa da erudição.
Lançamento de publicação comemora os 30 anos da UNESP
Em comemoração ao aniversário de fundação da Universidade Estadual Paulista, a Editora Unesp lança a publicação UNESP 30 anos – memória e perspectivas. Organizado por Anna Maria Martinez Corrêa, coordenadora do Centro de Documentação e Memória (Cedem) da UNESP, a obra apresenta as raízes históricas da universidade, traz depoimentos de todos os reitores e destaca a atuação de cada um dos campus universitários da UNESP no estado de São Paulo.