Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
A luta pela terra e questão da identidade do campesinato brasileiro
A busca por um pedaço de chão por parte dos trabalhadores rurais gera grandes conflitos e abre espaço para a discussão sobre a legitimidade da luta pela posse, os meios empregados e a estratégia violenta de defesa empregada pelos proprietários de terra. Em (re) criação do campesinato, identidade e distinção, lançamento da Editora UNESP, Rosemeire Aparecida Almeida revela os aspectos centrais da luta pela terra no estado do Mato Grosso do Sul, marcado no ano 2000 pela presença de quase cem assentamentos e 109 acampamentos, localizados em diversos municípios.
Os alicerces do pensamento anarquista, de Rousseau a Proudhon e Bakunin
Desde as origens do movimento anarquista no final do século XIX, seus integrantes eram encarados pela sociedade como baderneiros que pregavam o caos e a desordem política e social. Em Os arquitetos da ordem anárquica, lançamento da Editora UNESP, Patrizia Piozzi afirma que a abolição das leis e governo não significa um estado de anomia, como imagina o senso comum, mas, ao contrário, é condição para a emergência de uma ordem autogerida e equilibrada. Por meio da análise de pensadores do movimento, ela mostra o autoritarismo presente na tradição anarquista, no sentido em que interioriza a ordem externa e impõe o que é natural ao indivíduo. A autora remonta as origens do pensamento anarquista às idéias de Jean-Jacques Rousseau que orientaram as principais utopias socialistas do século XIX. Apresenta também o pensamento de Pierre Joseph Proudhon (autor do clássico O que é a propriedade?, onde lança a famosa frase “a propriedade é um roubo”) e ideário de Michel Bakunin, jovem revolucionário russo que pregava a instauração de um “reino da cooperação livre”.
Plano de marketing editorial é tema de curso da Universidade do Livro
A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da UNESP, promove a partir do próximo sábado o curso Plano de marketing editorial – campanhas, estratégias e comunicação.
Universidade do Livro promove curso sobre o design gráfico brasileiro dos anos 1960
Mesa-redonda com economistas marca o lançamento de 'A supremacia dos mercados'
Evento reúne o autor Ricardo Carneiro e os economistas João Sayad, Luiz Gonzaga Belluzzo e Edgard Pereira, para discutir a política econômica do governo Lula.
Os caminhos da hegemonia norte-americana <br>para a América Latina
Nos últimos dez anos, Luiz Fernando Ayerbe se dedicou ao estudo do processo de configuração da hegemonia dos EUA no cenário mundial, em especial suas conseqüências para a América Latina. Ordem, poder e conflito no século XXI, lançamento da Editora UNESP, representa a fase conclusiva deste programa de pesquisa do autor, considerado um dos mais renomados especialistas no tema no Brasil. A obra analisa as concepções teóricas e avaliações políticas que predominam no âmbito da política externa dos Estados Unidos, em que a derrota do socialismo é associada à vitória definitiva de um modelo de desenvolvimento considerado universal, o capitalismo liberal.
Professor Pasquale ministra curso na Universidade do Livro
A Gramática do texto – conversas com o professor Pasquale acontece a partir de 6 de novembro.
Cultura como marketing é tema de curso da Universidade do Livro
Sonia Goldfeder discute, a partir da análise de casos, as possibilidades de melhorar a atuação de empresas por meio de ações culturais.