Notícias Fundação Editora da UNESP
Notícias Fundação Editora da UNESP
Novos cursos na Universidade do Livro em setembro
Universidade do Livro oferece cinco cursos para profissionais e interessados no mercado cultural e editorial.
Obra amplia os domínios dos territórios da leitura
Lançar uma discussão sobre os caminhos percorridos pela criação literária, considerando os aspectos da produção, circulação e recepção. Esse é o objetivo de Territórios da Leitura – da literatura aos leitores, uma co-edição do Núcleo Editorial Proleitura e da Cultura Acadêmica. Trata-se de uma coletânea que desperta a reflexão daqueles que convivem com a literatura, sobrevivem dela ou, simplesmente, se entregam ao prazer da leitura.
Universidade do Livro promove curso sobre literatura juvenil
A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da UNESP, oferece no final de agosto o curso Literatura juvenil: o desafio de se conquistar um mercado cobiçado.
A leitura no contexto da formação do leitor
Os 18 artigos que compõem Leitor formado, leitor em formação – leitura literária em questão são da autoria de pesquisadores de todo o país que integram o Grupo de Trabalho de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (Anpoll). O livro conta ainda com um texto de Jacques Leenhardt, docente da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, no qual trata das relações entre literatura, historiografia e leitura.
Livros da Editora UNESP recebem Prêmio Jabuti
Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos, da historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke e Pedagogia da tolerância, de Paulo Freire, lançados pela Editora UNESP no ano passado, foram agraciados com o Prêmio Jabuti de 2006.
Universidade do livro promove o curso sobre tendências do mercado editorial
Universidade do Livro oferece curso sobre montagem e funcionamento de livraria independente
O universo burocrático das empresas e a administração como forma de poder
Em seu clássico Burocracia e Ideologia, Maurício Tragtenberg promove uma crítica sobre a Teoria Geral da Administração em seu processo de constituição histórica, neste que é um de seus trabalhos mais discutidos. Tragtenberg realiza uma exposição criteriosa das idéias de Frederick Taylor, Henri Fayol e Elton Mayo. Porém, uma das grandes contribuições da obra está na apresentação meticulosa das idéias de Max Weber. Ao contrário da visão positivista freqüente assumida pela maioria dos críticos, Tragtenberg nos apresenta a sociologia weberiana como “a vivência de valores liberais numa época em que o liberalismo atravessa uma crise moral”.
Universidade do Livro promove curso sobre a atuação do editor de livros didáticos