Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Memorial da América Latina Especialistas discutem leitura, escrita e oralidade no Memorial da América Latina

Clientes

Especialistas discutem leitura, escrita e oralidade no Memorial da América Latina

Mar 06, 2013

O Memorial da América Latina realiza o primeiro encontro em 2013 do projeto Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, que debate o tema 'Leitura, escrita e oralidade - caminho da cidadania', no dia 20 de março de 2013, quarta-feira, às 19h30.

O analfabetismo, na América Latina, vai sendo gradualmente superado. No entanto, a leitura e a compreensão do texto persistem como desafio para os educadores. Há muito que se considera a escrita, a leitura e a expressão oral como as grandes armas da cidadania. Nesse sentido, alfabetização e produção de sentidos na redação ou no discurso articulado para o convívio social são aptidões que regem a ação política do cidadão, como já consagrou a obra e a prática pedagógica de Paulo Freire. 

O primeiro encontro do Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina, em 2013, se dedica ao tema Leitura, escrita e oralidade – caminho da cidadania, com a presença de um convidado colombiano, o poeta Juan Diego Tamayo, vinculado ao Proyecto Gulliver, em Medellin, na Colômbia, destinado a fortalecer nas crianças de escolas públicas a sensibilidade poética – nessa experiência, as oficinas promovem a “festa da criatividade” que, “ao exorcizar os medos”, “ajuda a sanar as feridas causadas pela violência endêmica” (a iniciativa data de 2005). 

A mesa de debates será formada também por três pesquisadoras brasileiras: a psicóloga e educadora Sueli Passerini, autora de vários livros, professora universitária (doutora pela USP), é fundadora das escolas que seguem a pedagogia Waldorf  em São Paulo, o que constitui uma experiência pedagógica com grande afinidade ao projeto colombiano; por sua vez, Katiuscia Lopes, em seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), estudou os projetos educacionais e a políticas públicas de incremento do hábito de leitura, e deu prosseguimento à pesquisa aplicada como professora universitária em Cascavel, no Paraná; e a educadora Fátima Freire Dowbor, natural do Recife, que iniciou sua carreira há 35 anos, dando aulas de Psicologia e Filosofia na Guiné Bissau (África Ocidental), tendo, ainda adolescente, acompanhado os pais no exílio, os educadores Paulo Freire e Elza Freire – hoje acumula uma experiência internacional e trabalha como consultora pedagógica em várias instituições.  

Cremilda Medina, professora titular sênior da Universidade de São Paulo, coordenará o seminário, como vem atuando na série de encontros do Foro a partir de 2010. Dos temas anteriores, editou os resultados dos debates entre a mesa e o auditório nos seguintes livros da Coleção Foro Permanente de Reflexão da Fundação Memorial da América Latina: Poética dos saberes, complexidade, compreensão e cultura (2012); Símbolos itinerantes – estampas mestiças – o caminho da chita da Índia para a América (2012); Fronteiras latino-americanas, geopolítica do século XXI (2012); Viagem à América Indígena (2011); Aids, na rota da esperança (2011); O impacto do microcrédito para a mulher latino-americana (2011). Estão no prelo mais dois títulos: Amazônidas, eles ou nós? e Televisão pública em busca de um modelo.

Foro Permanente de Reflexão sobre a América Latina
Tema: Leitura, escrita e oralidade - caminho da cidadania
Participantes: Juan Diego Tamayo, Suely Passerini e Katiuscia Lope, sob a coordenação de Cremilda Medina. 
Data: 20/03/2013, às 19h30
Local: Biblioteca Latino-Americana – Memorial da América Latina Entrada: Portão 5 - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo, SP - Estacionamento: Portão 4 (pago)
Entrada Franca - serão fornecidos atestados de presença.

Mais informações estão disponíveis em : [email protected] | Tel.: (11) 3823-4780 | www.memorial.org.br

 
Document Actions

Mais informações para a imprensa: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom