Clientes
Historiador Tom Ambrose estreia no Brasil com narrativas sobre o exílio de ícones gays de todos os tempos
Aug 19, 2011
O historiador inglês Tom Ambrose estreia no Brasil pela Editora Gutenberg com o livro 'Heróis e exílios – Ícones gays através dos tempos', em que aborda, fundamentalmente, a trajetória e as realizações de grandes nomes da História que foram exilados por causa de sua homossexualidade.
Entre eles, o artista renascentista italiano Benvenuto Cellini (1500-1571), a rainha Cristina da Suécia (1629-1689), o poeta romântico inglês Lorde Byron (1788-1824), o dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900) e o novelista americano James Baldwin (1924-1987).
Alguns foram mandados para o exílio; outros escolheram fugir, para escapar à condenação e ao assédio da sociedade em que viviam. Quaisquer que fossem suas razões pessoais, todos esses homens e mulheres demonstraram grande coragem ao não permitir que tanto eles próprios quanto suas criações fossem vencidos pelo preconceito e estigma.
A obra resgata o longo período de perseguição e exílio imposto aos homossexuais pela sociedade após a ascensão do cristianismo. Não apenas a sodomia era um crime grave, punível com a morte, o exílio, ou a prisão, como sua própria menção chocava a sociedade convencional. O exílio de Lorde Byron da Inglaterra, por exemplo, foi causado não pelo conhecimento comum de seus casos de adultério, mas pela revelação, por parte da imprensa, de sua correspondência homoerótica.
O exílio e a desgraça social também foram o preço que o abastado William Beckford (1760-1844), contemporâneo próximo de Byron, teve que pagar quando o conteúdo de suas cartas de amor a um jovem primo foi descoberto. O fato de que, no século XVIII, pessoas como a escritora Anne Lister (1791-1840) e William Beckford fossem bastante corajosas para anotar suas próprias emoções homoeróticas é uma prova de honestidade e destemor à perseguição sofrida pelos homossexuais nesse período. Heróis e exílios apresenta a história da homossexualidade e sua resistência ao longo do tempo.
Sobre o autor - Tom Ambrose é escritor e historiador. Entre seus livros mais recentes, ainda não traduzidos para o português, estão: The Nature of Despotism: From Caligula to Mugabe, the Making of Tyrants (2008), Godfather of the Revolution (2008) e Prinny and his Pals (2009), uma reavaliação da personalidade de George IV.
Título: Heróis e exílios – Ícones gays através dos tempos
Autor: Tom Ambrose
Tradução: Elisa Nazarian
Número de páginas: 216
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-89239-40-0
Veja a galeria de fotos que integram o livro Heróis e exílios: Ícones gays através dos tempos (Editora Gutenberg, 2011).
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom