Clientes
Pesquisador argentino Daniel Borrillo fala sobre homofobia e violência em Belo Horizonte
Aug 05, 2011
O professor de Direito da Universidade Paris X está em Minas Gerais para participar do I Colóquio Mineiro – Direito das sexualidades e homofobia, que acontece em três instituições de ensino simultaneamente.
Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o professor e pesquisador argentino Daniel Borrillo ministra palestras sobre legislação, direitos, sexualidade e homofobia durante um colóquio que envolve três instituições de ensino superior de Belo Horizonte: a Universidade FUMEC, a Faculdade Milton Campos e a Universidade Federal de Minas Gerais. Borrillo é autor do livro Homofobia – História e crítica de um preconceito, traduzido por Guilherme João de Freitas Teixeira e lançado no Brasil pela Autêntica Editora. Atualmente, ele leciona no curso de Direito da Universidade de Paris X - Nanterre, além de ser pesquisador associado do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica).
Do mesmo modo que a xenofobia, o racismo ou o antissemitismo, a homofobia é apontada por Borrillo como uma manifestação arbitrária, que consiste em designar o outro como contrário, inferior ou anormal por sua diferença irredutível. Para o autor, independentemente de se tratar de uma escolha de vida sexual ou de uma questão de característica estrutural do desejo erótico por pessoas do mesmo sexo, a homossexualidade deve ser considerada uma forma de sexualidade tão legítima quanto a heterossexualidade.
A hostilidade contra gays e lésbicas é, para o autor, um tópico muito importante, pois modifica a maneira como a questão vem sendo problematizada: em vez de se dedicar ao estudo do comportamento homossexual, tratado no passado como desviante, a atenção fixa-se, daqui em diante, nas razões que levam ao recrudescimento e à não aceitação social da homossexualidade entre alguns setores da sociedade. Buscando fundamentos em fatos e documentos do contemporâneo, Borrillo busca promover a reflexão sobre este tema tanto em seu livro quanto nas palestras que deve apresentar durante sua visita ao Brasil.
I Colóquio Mineiro – Direito das sexualidades e homofobia
Conferências de Daniel Borrillo
O sexo e o Direito: a lógica binária dos gêneros e a matriz heterossexual da lei
Data: 08/08/11
Horário: das 20h às 22h
Local: Auditório Phoenix | Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde | Universidade FUMEC | Rua Cobre, 200 – Cruzeiro | Belo Horizonte – MG
Casamento homossexual e a experiência do Pacto Civil de Solidariedade na França
Data: 09/08/11
Horário: das 19h às 21h
Local: Faculdades Milton Campos – Campus I | Rua Milton Campos, 202 – Vila da Serra | Nova Lima – MG
A homofobia e o Direito francês
Data: 10/08/11
Horário: 10h30
Local: Faculdade de Direito | Universidade Federal de Minas Gerais | Av. João Pinheiro, 100, Centro | Belo Horizonte – MG
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom