Clientes
Platão discute os saberes da poesia e da filosofia em um de seus diálogos de juventude
Sep 05, 2011
Platão é conhecido como o filósofo que excluiu o poeta da cidade ideal. Pelo menos é essa a impressão de quem parte da leitura de seu mais célebre diálogo, 'A República'. Mas outra impressão da relação entre filosofia e poesia, bastante diversa daquela, terá o leitor que percorrer as páginas do 'Íon', um dos primeiros diálogos escritos por Platão. Na aurora do pensamento grego, o filósofo é uma figura nova do saber que tem de se destacar frente a uma figura do saber muito mais antiga: o poeta. Em Platão, o embate entre poesia e filosofia é decisivo e comparece nos textos do filósofo pelo menos desde o 'Íon', que acaba de ganhar nova e acurada tradução, assinada por Cláudio Oliveira. A obra, em encadernação de luxo e edição bilíngue (grego-português), é lançamento da Autêntica Editora.
O trabalho rigoroso de tradução a partir do grego procura elucidar o leitor sobre a etimologia e a polissemia das palavras, bem como sobre os jogos gramaticais, semânticos e sintáticos, muitos deles preservados na transição para o português. “O esforço foi duplo: aproximar o máximo possível a língua portuguesa (sem perda para esta última) da língua grega, mas, além disso, aproximar a tradução o máximo possível do modo como Platão habita essa língua, do modo como, na aurora do pensamento, ele faz a filosofia habitar essa língua, ao mesmo tempo que a faz habitar pela primeira vez uma língua (e nessa tarefa esta tradução se quis uma rapsódia de Platão, como Íon se quer um rapsodo de Homero)”, descreve Oliveira.
O posfácio assinado Alberto Pucheu contribui sobremaneira para a compreensão do impacto desse diálogo, muitas vezes considerado apócrifo ou de menor importância, nos debates sobre artes e filosofia através dos séculos. Discutindo a tradução de Friedrich Stolberg e a crítica de Goethe a ela, Pucheu traz aproximações entre Platão e a comédia. Entre os diversos filósofos que trabalharam o Íon, ele destaca Heidegger, Kierkegaard e Nietzsche, e apresenta ainda algumas interpretações contemporâneas, que o estudioso mais dedicado poderá agora analisar a partir de sua própria leitura.
Sobre o autor – Platão, filósofo, matemático e exímio escritor do período clássico da Grécia Antiga, foi o fundador da Academia em Atenas. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia ocidental. Escreveu, principalmente, na forma de diálogos: trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos discutam a autenticidade de pelo menos algumas destas obras.
Título: Íon
Autor: Platão
Tradução: Cláudio Oliveira
Número de páginas: 88
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 31,00
ISBN: 978-85-7526-547-5
Coleção: Filô Estética
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom