Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 09 Reflexões de Friedrich Schiller sobre o sublime ganham tradução para o português

Clientes

Reflexões de Friedrich Schiller sobre o sublime ganham tradução para o português

Sep 28, 2011

Cultuado mundialmente nas áreas da literatura e da história das ideias, Friedrich Schiller é muitas vezes subestimado pelo campo filosófico. Entretanto, seu pensamento acerca do sublime traz contribuições decisivas para a reflexão estética, a partir de um profundo diálogo com Kant e o sistema transcendental. Ao lado do conceito de belo, a ideia de sublime mobiliza a filosofia estética desde o princípio da tradição moderna. Estas formulações estão no texto de apresentação que Vladimir Vieira faz da obra 'Do sublime ao trágico', que acaba de ser lançada pela Autêntica Editora, com a tradução de importantes textos de Schiller até agora inéditos no Brasil.

O compêndio, organizado por Pedro Süssekind (que, ao lado de Vieira, é responsável também pela tradução a partir do alemão, além do posfácio da obra), contém dois artigos escritos por Schiller: Do sublime e Sobre o sublime. O primeiro, escrito no início dos anos 1790, marca a aproximação do dramaturgo, que acabara de finalizar a peça Don Carlos, com o pensamento de Kant, buscando na categoria do sublime uma ferramenta que lhe permitisse clareza sobre os princípios constitutivos da experiência trágica. O segundo texto, considerado por alguns como uma revisão do primeiro, marca um notável deslocamento nas preocupações de Schiller: o autor mostra-se, então, particularmente sensível a considerações históricas e culturais que procurem explicar a estética levando em conta suas diferentes manifestações. 

Ao disponibilizar aos leitores brasileiros estas duas obras fundamentais para a discussão sobre a estética, o livro Do sublime ao trágico busca atender ao recente interesse pela categoria de sublime, resgatada por filósofos como Jean-François Lyotard, para quem esta pode ser utilizada como chave para a compreensão da arte de vanguarda. Süssekind pontua este uso contemporâneo do conceito e complementa: “a teoria schilleriana constitui um contraponto, ainda hoje, para se pensar o quanto a ideia de uma ruptura em relação ao moderno se sustenta na estética contemporânea”.

Sobre o autor – O poeta, teatrólogo, filósofo e historiador alemão Johann Christoph Friedrich von Schiller (1759-1805) foi um dos grandes homens de letras na Alemanha do século XVIII, representante do Romantismo alemão e do Classicismo de Weimar. Como filósofo, dedicou-se aos estudos sobre estética.

Sobre o organizador – Pedro Süssekind possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e doutorado em Filosofia também pela UFRJ. Fez pesquisa de doutorado no Departamento de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Atualmente é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense.

Título: Do sublime ao trágico
Autor: Friedrich Schiller
Organizador: Pedro Süssekind
Tradução: Pedro Süssekind e Vladimir Vieira
Número de páginas: 128
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-7526-546-8
Coleção: Filô Estética

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial Autêntica O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Juliana Monteiro | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom