Clientes
Cinema e culinária em livro de dar água na boca
Oct 10, 2011
Em qualquer cultura, a relação do ser humano com os alimentos vai muito além de saciar a fome. A comida pode também provocar múltiplas sensações, desde alegrar, refrescar ou relaxar até apimentar os corpos e relacionamentos. Muitos cineastas souberam usufruir desta relação para estimular sentimentos e emoções em seus espectadores, como a pipoca na hora de suspense em Pânico, ou o hambúrguer que Samuel L. Jackson elogia antes de fazer seu trabalho em Pulp Fiction. Atento a essa interessante afinidade entre culinária e cinema, Bechy Thorn reuniu em um só livro as principais receitas mostradas na telona. O resultado pode ser degustado em 'Jantares de cinema: receitas dos seus filmes favoritos', lançado pela Editora Gutenberg, com tradução de Daniel Veloso.
Abrangendo diversos estilos de filmes de diferentes épocas, como Star Wars ou O diário de Bridget Jones, a obra compila 74 receitas que ficaram famosas em Hollywood por despertarem o apetite repentino nos espectadores e a vontade de trocar a pipoca cheia de manteiga pelos pratos suculentos que desfilavam diante de seus olhos.
Além de uma breve resenha sobre o filme e uma frase que o fez entrar para a história, o livro apresenta as receitas de forma simpática e próxima à linguagem cinematográfica. Os ingredientes são caracterizados como “elenco & apoio”; em “voz em off”, são oferecidas dicas cruciais para que não haja qualquer falha; em “roteiro”, é descrito o modo de preparo. Tudo elaborado para que se crie a sensação de estar consumindo o mesmo que foi preparado durante as gravações do filme.
Quem já sentiu água na boca ao ver, por exemplo, os donuts dos Simpsons, o bolinho recheado twinkie do Caça Fantasmas, ou até a torta de maça do filme American Pie, poderá agora aprender a prepará-los e saciar aquela vontade estimulada há muito tempo. Jantares de cinema é particularmente instigante para quem, como sua autora, tem duas grandes paixões: cinema e culinária.
Veja aqui a receita completa da apetitosa codorna assada servida em A Festa de Babette.
Sobre a autora – Durante o dia, Bechy Thorn é uma mãe e esposa tranquila, que trabalha como professora de escola primária em meio período. Mas à noite (e nos fins de semana, claro!) ela se transforma em Becky, a Rainha da Cozinha. Seu primeiro livro, School Dinners (não publicado no Brasil), lançado em 2008, foi descrito como uma divertida viagem no tempo que nos leva ao encontro da criança que há dentro de nós: todos aqueles pratos típicos dos anos 1970, preparados por cozinheiras dedicadas, faziam os leitores voltar a um tempo em que as coisas eram muito simples. Jantares de cinema não é exatamente uma sequência, mas um belo esforço de Becky em juntar duas das suas maiores paixões em um livro com receitas de dar inveja.
Título: Jantares de cinema: receitas dos seus filmes favoritos
Autora: Bechy Thorn
Tradução: Daniel Veloso
Número de páginas: 174
Formato: 17 x 17 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-89239-92-9
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom