Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2011 10 Pesquisa revela como anda a relação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil

Clientes

Pesquisa revela como anda a relação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil

Oct 21, 2011

Lançamento do livro 'Em busca da inovação - Interação universidade-empresa no Brasil' acontece na próxima quinta-feira, 27 de outubro, em UFMG

A articulação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas é um componente decisivo da construção de um sistema de inovação. Por sua vez, a construção e consolidação de um sistema nacional de inovação – um arranjo institucional que é responsável pelo progresso tecnológico das nações – é um pressuposto para o desenvolvimento econômico e social. Organizado pelos pesquisadores Wilson Suzigan, Eduardo Albuquerque e Silvio Antonio Ferraz Cario, o livro Em busca de inovação – Interação universidade-empresa no Brasil, lançamento da Autêntica Editora, analisa as interações entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil, contribuindo para uma avaliação cuidadosa do atual estágio de construção do sistema de inovação a partir do detalhamento da natureza, da extensão e da distribuição regional dessas interações. O livro integra a Coleção Economia Política e Sociedade.

A obra é resultado de uma ampla investigação, implementada desde 2006, por uma rede nacional de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa de todo o país e utiliza dois instrumentos principais: a análise das informações dos grupos de pesquisa cadastrados pelo CNPq e as informações de suas interações com empresas, revelando um panorama abrangente e geral das interações no país.

Além de mapear as interações no país e ilustrá-las por meio de estudos de caso, o livro contribui para a agenda de pesquisas sobre interações entre universidades, institutos de pesquisas e empresas ao apresentar resultados que contrariam o senso comum sobre o tema. Entre outros, destacam-se dois: interações com empresas fortalecem a capacidade acadêmica de grupos de pesquisa, e empresas que buscam apoio nas universidades e institutos de pesquisa encontram o que desejam.

A coletânea de 12 artigos aqui reunida mostra que o papel das universidades e institutos de pesquisa no sistema de inovação brasileiro tem sido subestimado, e que as universidades e institutos de pesquisa são importantes também para áreas de “baixa tecnologia”.

Sobre os organizadores - Wilson Suzigan é professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp e editor da Revista Brasileira de Inovação. Eduardo Albuquerque é professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e ministra disciplinas como Economia da Ciência e da Tecnologia e Economia Política do Capitalismo Contemporâneo. Silvio Antonio Ferraz Cario é professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Economia e de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Título: Em busca de inovação – Interação universidade-empresa no Brasil
Organizadores: Wilson Suzigan, Eduardo Albuquerque e Silvio Antonio Ferraz Cario
Número de páginas: 464
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-7526-582-6

Lançamento de Em busca da inovação
Data: 27/10/11, às 11h (quinta-feira)
Local: Av. Antônio Carlos, 6627 | Belo Horizonte (MG)
Auditório 3 - Bloco de Seminários
Cedeplar-FACE-UFMG
Fone: (31) 3409-7209

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo Editorial AutênticaO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom