Clientes
Coletânea apresenta diferentes concepções e análises sobre a educação de jovens e adultos
Jan 30, 2012
A educação de jovens e adultos é uma área ainda não consolidada em termos de pesquisa, políticas públicas e diretrizes educacionais. A coletânea 'Diálogos na Educação de Jovens e Adultos', organizada por Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti e Nilma Lino Gomes, vem justamente contribuir para a formação de educadores e intervenções pedagógicas nesse campo. A obra reúne diferentes concepções, interpretações e análises, mas que têm em comum a percepção de que se trata de um campo político de formação e de investigação comprometido com a educação das camadas populares e com a superação da exclusão e da discriminação.
São 14 artigos, de autoria dos pesquisadores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, agrupados em cinco eixos temáticos – Juventudes, Sujeitos coletivos e políticas públicas, Cultura popular, Escola e Formação de educadores – que discutem as múltiplas práticas educativas a partir de questões como: é possível garantir a jovens e adultos populares seu direito ao conhecimento e à cultura? Como equacionar as formas mais apropriadas de organizar e aprender esse conhecimento? Serão as formas que nos são familiares e nossa tradição escolar? As respostas a essas questões levam em conta as vivências, processos, identidades, lutas e saberes constituídos pelos sujeitos da educação de jovens e adultos nas suas relações sociais, culturais e políticas vivenciadas nos diversos espaços como a família, o trabalho, a religião, o lazer, entre outros.
Enquanto alguns artigos caminham em direção de um debate teórico- conceitual, alguns abordam o trabalho com a formação de educadores e outros focam nas experiências escolares e não escolares. O resultado é o registro de diferentes formas de diálogo com a educação de jovens e adultos e os possíveis diálogos sobre ela.
Sobre os organizadores - Leôncio José Gomes Soares é doutor em Educação pela USP, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador da Coleção Estudos em Educação de Jovens e Adultos, da Autêntica Editora. Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti é professora adjunta do Departamento de Administração Escola da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em sociologia (Universidade Católica de Louvain-Bélgica); e coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos. Nilma Lino Gomes é professora adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em antropologia social (USP), autora do livro A mulher negra que vi de perto, coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e vice coordenadora do Programa Observatório da Juventude da FaE/UFMG.
Título: Diálogos na educação de jovens e adultos
Organizadores: Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti e Nilma Lino Gomes
Número de páginas: 296
Formato: 13,8 x 21 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7526-150-7
Coleção: Estudos em EJA
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom