Moses - Coldplay
É permitida a reprodução deste conteúdo desde que citada a fonte: 'Músicas & Musas', de Michael Heatley e Frank Hopkinson. São Paulo: Editora Gutenberg, 2011 (páginas 76 e 77).
A vencedora do Oscar Gwyneth Paltrow tornou-se um dos nomes mais conhecidos de Hollywood depois de estrelar em filmes vencedores do prêmio como Seven – Os sete crimes capitais e Shakespeare apaixonado. Foi seu papel com Brad Pitt no filme Seven, de 1995, que caiu na boca do povo. Eles logo se tornaram o casal número um do showbiz, mas terminaram o relacionamento em 1997.
Paltrow conheceu o músico britânico Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, nos bastidores de um show em Londres, em outubro de 2002. Dizem por aí que Paltrow ficou impressionada com o show, mas ainda mais com o líder da banda. O fato de ele ser vegetariano e defender causas políticas como o comércio justo e solidário atraíram a atriz.
Dias depois, o tabloide britânico The Sun trazia informações sobre o início de um relacionamento. “Tenho orgulho de estar com alguém que é muito gentil e muito bonita, mas ela não é minha namorada no momento”, revelou Martin. “Fico confuso com tudo isso. Eu a conheci em nosso show em Wembley há duas semanas. Está no início. Peguei o telefone dela, liguei e perguntei se ela queria me encontrar. Saímos juntos no fim de semana e parecemos nos dar bem. Encontramo-nos como amigos, e não aconteceu nada. Mas nos divertimos. Não sei quando vamos nos encontrar de novo.”
No mês seguinte, The Sun publicou que Paltrow estava dizendo a amigos que Martin era o amor de sua vida.
Em abril de 2003, Paltrow estava acompanhando a banda pelo mundo com o máximo de discrição possível, embora também estivesse gravando um filme na época, Capitão Sky e o mundo de amanhã, em Londres. “Gwyneth está sempre correndo atrás dele”, uma fonte contou à revista Us Weekly. “Ela tenta se manter fora dos holofotes, mas está sempre nas coxias esperando.”
O produtor britânico Alison Owen, amigo íntimo de Paltrow desde o filme O jogo da verdade, de 1995, confirmou que “ela está muito feliz em sua vida pessoal... Gwyneth analisa as pessoas rápida e instintivamente, e decide se gosta ou não delas. Ela é muito instintiva sobre em quem ela confia, e quando ela toma uma decisão, é difícil mudar de ideia”.
O casal era discreto ao extremo, não permitia que nenhuma intrusão da mídia afetasse sua vida privada, e eles se casaram em uma cerimônia não divulgada ao público na Califórnia, em dezembro de 2003. Embora tenham se casado nos Estados Unidos, o casal acabaria morando em Londres.
Seu primeiro bebê, a filha Apple, nasceu em 2004, dando enfim uma família a Paltrow depois de alarmes falsos com Pitt e Ben Affleck.
Em 2006, Paltrow e Martin tiveram seu segundo filho, Moses, e deram a ele o nome da música que Martin compusera para sua futura esposa pouco antes de seu casamento. Antes de tocá-la em um show em Sidney, ele anunciou: “Esta é uma música sobre se apaixonar pela mulher mais linda do mundo”.
Paltrow diminuiu seu ritmo de trabalho depois do nascimento de Moses, dizendo que tinha sido decisão própria; seu maior papel desde que se tornou mãe de dois filhos seria na adaptação dos quadrinhos da Marvel Homem de Ferro, em 2008. Parece que a chegada do novo bebê fez o casal baixar a guarda por um tempo e dar ao público um breve relance de suas vidas – pelo menos pela duração de uma música.