Como criar uma cadeira
É permitida a reprodução deste conteúdo desde que citada a fonte: Como criar uma cadeira, do Design Museum. São Paulo: Editora Gutenberg, 2011.
A cadeira de Van Gogh com cachimbo, pintada por Van Gogh na cidade francesa de Arles, em 1888, época em que trabalhava em parceria com o pintor francês Paul Gauguin. O artista holandês pintou ainda outro quadro de mesmo tema, A cadeira de Gauguin, mais ou menos na mesma época. (página 7)
Cadeira Teddy Bear (1950), de Hans Wegner (1914-2007), assim batizada porque um crítico considerou que os apoios para os braços lembravam patas de ursos que abraçam a pessoa sentada. As “patas” de madeira são mais resistentes ao desgaste e à sujeira que encostos estofados costumam ser. (página 8)
Cadeira Pelicano, projetada por Finn Juhl (1912-1989) em 1940 para uso exclusivo do artista. Como a cadeira Teddy Bear de Wegner, é uma nova interpretação da poltrona clássica. (página 9)
Cadeira Joe (1970), com seu design bem-humorado. Seu formato de luva de beisebol gigante brinca com a ideia de que uma cadeira deve “cair como uma luva” em determinado ambiente. O nome faz referência ao famoso jogador dos New York Yankees, Joe DiMaggio. (página 10)
Para mais informações, entre em contato com [email protected] ou (11) 3774-6463.