Clientes
Design Museum apresenta quatro obras que ensinam o leitor como projetar objetos
Feb 06, 2012
A série, produzida pelo museu de Londres, traz os princípios e processos de concepção de objetos de iluminação, cadeiras, tipografias e arquitetura
O trabalho de um designer envolve diversas questões, entre elas a funcionalidade e a criação. Mas requer também muita pesquisa e muito conhecimento sobre princípios e processos de concepção, técnicas de produção, análise e compatibilidade de materiais, tecnologia e comunicação visual. Para compreender um pouco desse universo e revelar o que é preciso para criar um objeto de design com sucesso, o Design Museum de Londres traz ao Brasil, em publicações da Editora Gutenberg, quatro obras fundamentais de design: Como criar em Arquitetura, Como criar em Iluminação, Como criar em Tipografia e Como criar uma Cadeira.
As obras oferecem um importante estudo sobre o processo de concepção de um objeto, a partir de seus princípios, métodos, técnicas de modelagem e disposição de materiais úteis para a produção de cada peça. Com estudos de caso de quatro projetos dos mais importantes designers do mundo em suas respectivas áreas, os livros desta série são um suporte imprescindível a designers gráficos, de produtos, de interiores e a arquitetos.
Em Como criar em Arquitetura, o leitor terá acesso às noções iniciais do processo de criação de uma casa, bem como dos processos estruturais, de seleção de materiais, das formas e de sua execução. O livro traz também um estudo sobre a casa de um dos mais importantes arquitetos e designers ingleses, John Pawson, além de uma entrevista e de uma seleção de trabalhos do profissional.
Como criar em Iluminação traz as especificidades do design de peças de iluminação, determinadas por diferentes estéticas, tecnologias, materiais, engenharias e funções, explicadas aqui. A obra apresenta um estudo sobre a iluminação do restaurante oriental Hakkasan, de Londres, projetada por Arnold Chan, referência em design de iluminação. O livro traz uma entrevista com o designer e uma seleção de seus trabalhos.
Em Como criar em Tipografia, o Design Museum mostra como os tipos de letras, suas variações (serifada, sem serifa, com serifa retangular ou egípcia, gótica, humanista, cursiva) e características podem trazer níveis distintos de associação e ensina a melhor maneira de utilizá-las para uma boa comunicação com o público. Para isso, traz seus processos de criação, desde suas raízes históricas e a interação de materiais e técnicas até a evolução para o uso de ferramentas digitais. Acrescenta ainda um estudo sobre a fonte Priori, criada por Jonathan Barnbrook, além de uma entrevista com o designer, um dos mais importantes tipógrafos contemporâneos, e seu parceiro de criação Marcus Leis Allion.
Como criar uma cadeira apresenta informações preciosas sobre o tema, focando os princípios e processos da criação, desde as propriedades simbólicas e funcionais da cadeira até o domínio dos materiais e das técnicas de produção em massa. Em um estudo de caso, Konstantin Grcic, um dos mais conhecidos designers de móveis do mundo, faz um relato sobre a concepção e o desenvolvimento de uma de suas cadeiras e revela o que é preciso para criar com sucesso.
Clique abaixo, nos respectivos títulos, para acessar algumas imagens internas de cada publicação.
Título: Como criar em Arquitetura
Autor: Design Museum
Tradutor: Thiago Nasser
Número de páginas: 112
Formato: 15 x 22 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8062-011-5
Título: Como criar em Iluminação
Autor: Design Museum
Tradutor: Bruno Vasconcelos
Número de páginas: 112
Formato: 15 x 22 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8062-012-2
Título: Como criar em Tipografia
Autor: Design Museum
Tradutor: Elisa Nazarian
Número de páginas: 112
Formato: 15 x 22 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8062-013-9
Título: Como criar uma cadeira
Autor: Design Museum
Tradutor: Daniel Veloso
Número de páginas: 112
Formato: 15 x 22 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-8062-010-8
Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom