Clientes
Dicionário faz crítica bem-humorada ao pensamento comum sobre a educação
Feb 02, 2012
Como acontece em vários campos do saber, o meio da educação é também cercado por clichês e lugares comuns. São inúmeras ideias aprovadas, aceitas sem questionamento e já gastas pelo uso. Para questionar e criticar vários desses conceitos relacionados à educação, os professores e pesquisadores Sandra Mara Corazza e Julio Groppa Aquino organizaram um divertido dicionário em forma de farsa. O resultado do empreendimento, que conta com a colaboração de oito profissionais e ilustrações de Mayra Martins Redin, pode ser conferido neste lançamento da Autêntica Editora: 'Dicionário das ideias feitas em educação: Lugares comuns, chavões, clichês, jargões, máximas, bordões, estereótipos, palavras de ordem, fórmulas, besteiras, ideias herdadas, convencionais, medíocres, estúpidas e afins'.
Inspirado no Dictionnaire dês idées recues de Gustave Flaubert, os organizadores usam essa obra como uma forma de crítica jocosa, para apresentar definições que mais parecem descomposições dos significados originais das palavras, brincando com seus conceitos e significados. O verbete “ano”, por exemplo, é descrito como “um pássaro: passa voando. O letivo: uma lesma”.
Desmistificando e ironizando ideias já consagradas como verdades, a obra mexe no âmago do leitor. “Cômica e pacificamente, retirando com a mão a venda que fascina Vossos olhos, este notável Tolicionário cospe nojo, exala nauseabundo olor, vomita raiva, expectora fel, ejacula cólera: tudo isso para purificar a indignação diante das Ideias Feitas e, assim, exterminar o sossego do Rebanho Vil”, explicam os autores na introdução. Um livro para questionar, forçar o raciocínio e exercitar o poder de critica de quem o lê, mas de forma hilária e divertida.
Sobre os organizadores – Julio Groppa Aquino é professor desde sempre, nada mais. Já dobrou o cabo da boa esperança e não encontrou nada lá. De vez em quando, escreve torto por linhas retas, mas odeia vírgulas fora do lugar. Seu porto seguro é o alto de uma montanha, aonde navios não chegam; outras matérias, talvez. Sandra Mara Corazza é licenciada em Filosofia e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da UFRGS, no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de Pós-graduação em Educação. Trabalha com a filosofia da diferença. Orienta mestrado e doutorado. Pesquisa a infância contemporânea no CNPq.
Confira as páginas iniciais do livro.
Título: Dicionário das ideias feitas em educação
Organizadores: Sandra Mara Corazza e Julio Groppa Aquino
Número de páginas: 176
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-7526-558-1
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322
O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.
Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom